13 fevereiro 2012

Resenha | Um Mundo Brilhante


"A Indiferença é tão fria quanto a neve" 




Nome: Um Mundo Brilhante
No Original: This Glittering World
Autor (a): T. Greenwood
Páginas: 336
Editora: Novo Conceito     

Minha Resenha:

Esse livro a princípio me dividiu, não sei se porque ando mergulhada em romances doces e também em fantasias infanto-juvenis, eu não me preparei psicologicamente para uma narrativa tão conflituosa, para um drama tão real e com personagens tão vulneráveis.
Vou ser bem franca, várias atitudes dos personagens Ben e Sara me incomodaram muito, fiquei de implicância com eles até, mas somente  até certo tempo de leitura, depois tudo foi fluindo, e isso me agradou bastante.

O livro "Um Mundo Brilhante" nos trás Ben Bailey,um professor de história desmotivado, e também barman, trabalho que encontrou como forma de aumentar sua renda salarial.
Junto a Ben está Sara, sua noiva, eles vivem juntos há seis anos, ela ansiando pelos rituais do matrimônio, ele sempre adiando esse momento. Na minha opinião Ben é um homem frustrado, desgostoso de uma relação morna e sem profundidade no atual andar das coisas.

Eles residem em Flagstaff ( Arizona),uma cidade extremamente fria,( me identifiquei total com Ben nisso, ele ama frio também), e após uma noite de nevasca ele acorda e sai de casa, mas logo em frente a mesma encontra o corpo de um homem caído na neve.
Ele então se aproxima e verifica que este corpo é de um jovem  indígena, como muitos outros que moram numa reserva perto da cidade. Ben também nota sinais de espancamento no rosto do rapaz, muito sangue saindo de seus ouvidos. Ele corre e chama Sara, que é enfermeira no hospital de Flagstaff, ela percebe um leve sinal de vida no jovem e chama a ambulância.
À partir desse acontecimento trágico tudo muda na vida desse casal, Ben se sente desconfortável, sempre pensando no jovem, estranhando o fato dele estar no seu bairro, caído, espancado e meio congelado.
Enfim, ele resolve ir ao hospital saber sobre o indígena e lá chegando o informam que seu nome é Ricky. Fica também conhecendo Shadi, irmã de Ricky, com quem ele desenvolve uma ligação forte, um sentimento e afinidades avassaladoras. Com ela ele se abre, conta seus dramas, sobre sua família, sobre sua irmã, uma menininha linda, que morre atropelada quando ela e Ben voltavam da escola, isso quando ele tinha apenas dez anos de idade. Acidente e perdas irreparáveis, que deixam Ben crescer com a sensação intrínseca de culpa, de incapacidade, ele se reponsabiliza até pela separação dos pais.
Com uma personalidade aparentemente fraca, Ben vai nos mostrando as nuances de um coração gentil, magoado pelas perdas da vida.
Ele promete então ajudar Shadi a descobrir o que aconteceu com seu irmão, pois a polícia simplesmente arquiva o caso como simples embriaguês e uma queda levando ao óbito.
Isso os aproxima cada vez mais, e o distância de Sara, que a cada dia se torna mais ácida e arrogante. A relação Ben/Sara está destrutiva, mas quando Ben resolve terminar tudo definitivamente Sara revela estar grávida.
Ben mesmo sofrendo reassume seu papel na relação, tenta acalmar as desconfianças de Sara, mas as coisas já não são as mesmas, e ele sempre se tortura por Shadi.
Entre suas discussões com Sara e o trabalho de barman ele investiga sobre a morte de Ricky e descobre coisas horríveis, jovens de uma fraternidade estudantil filhos de políticos poderosos envolvidos, brigas e preconceito racial, tudo muito intrincado e perigoso.
A autora sutilmente nos envolve num drama denso, triste, numa estória que toca pela realidade dos problemas morais envolvidos.
Talvez por isso eu tenha ficado dividida, odeio que me mandem, que me imponham as coisas. Então o jeito manipulador de Sara me incomodou e me irritou demais, assim como a maneira que Ben sempre se coloca como coadjuvante em sua própria vida. Porém, com calma depois o entendi .

Um Mundo Brilhante é para ser lido com paciência, mas qd a narrativa engrena você se vê fisgado pelos personagens, e vai ver como o livro é bom.
Este é um livro que vai te fazer sair um pouco de sua zona de conforto, e quem não fizer isso não vai gostar da leitura, chego até a dizer que muitos deixarão a leitura pela metade.
Mas os que forem determinados se surpreenderão, assim como eu .
Eu detestei esse livro, pelo seu final.
Eu adorei esse livro, pelo seu final.
Amei esse livro, pois ele me tirou de minha zona de conforto.
Quando vocês o lerem vão entender.


Beijos da Vivi Blood.





                                             




Comente com o Facebook:

29 comentários:

  1. Nossa o livro me pareceu ser realmente bom, gosto de livros assim, que mechem com a nosso ''eu interior'' e marcam nossa vida. Eu tenho um livro que marcou muito a minha vida e nunca me esqueço dele, foi um divisor de águas.
    ter você por lá seria uma honra!
    www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  2. Olá Vívi tubo bem?

    Menina, o livro parece muito bom mesmo. Parece uma estória do Harlan Coben de quem gosto muito. Vou procurar pra ler!

    Sua resenha ficou muito boa também!

    Parabens minha amiga, e tenha um lindo dia!

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi!

    Nossa, acho que não iria gostar desse livro não... acho que eu não dou muito certo com dramas e toda essa auto-flagelação... não iria terminar a leitura e eu detesto isso... ponto máximo para a sua sinceridade flor... rs

    Beijos!

    Marcelle
    http://bestherapy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Vivi adorei o novo template do blog, ficou muito lindo!!

    Eu amei este livro, mas o final me deixou triste... =|
    Mas vc está certa tira a gente da nossa zona de conforto.

    Com certeza vale a pena ser lido.
    Gostei bastante da sua resenha.

    Bjs!!
    http://tinyurl.com/7kpjt8w

    ResponderExcluir
  5. Tô com esse livro na minha lista de próximas leituras!
    Parece ser bem emocionante pelo que vc falou.

    Já estou seguindo seu blog. Quando tiver um tempinho, me faz uma visita?
    www.amormisterioesangue.com

    Bjs
    Bia

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi, fico feliz que tenha gostado do livro. Fui eu que traduzi o livro Um Mundo Brilhante para a editora Novo Conceito, e reconheço que não é uma leitura do tipo que estamos acostumados. Mas é muito interessante ver como a situação do relacionamento entre Ben e Sara se reflete em suas vidas, assim como as escolhas que eles fazem (ou preferem não fazer, como acontece com Ben em várias ocasiões). Um abraço e parabéns pela resenha :)

    Ivar - http://artmakers.wordpress.com

    ResponderExcluir
  7. Vivi a resenha está maravilhosa e repleta de amor.
    É a segunda que leio sobre esse livro, e mudei totalmente de opinião à respeito dele. Agora eu quero ler! rs

    BjO

    http://the-sook.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Vivi, a capa do livro é MUITO linda! A sinopse me deixou extremamente curiosa para conhecer a história. Lendo sua resenha, fiquei ainda mais ansiosa para ler. Gostei do fato de você não ter se identificado com os personagens, mas ter conseguido escrever a resenha de forma + critica! Você conseguiu expor várias informações sem revelar de mais, pretendo com certeza ler o título!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu blog flor. Muito fofo mesmo^^
    Já estou seguindo e vou ficar de olho em tudo a partir de hoje. rsrs
    Um abraço
    http://sobrelivrosemaisumpouco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela resenha Viviane! Estou ansiosa para ler Um Mundo Brilhante! Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Adorei a resenha, muito bem feita. A história parece ser mesmo densa, daquelas que prendem até o final.. Sua resenha me deixou muito curiosa.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Amei a tua resenha Vivi. Estou louca para ler esse livro, e na resenha, você me "alertou" sobre o livro, e posso dizer que foi a 1º resenha que me deixou duvidosa em relação ao livro... A 1º que me "alertou" que eu poderia deixar o livro pelo meio, mas não sou esse tipo, só paro de ler o livro quando não entendo NADA, ou, quando começo a ler, e acabo dormindo, rsrsr, mas em fim, parabéns para ótima resenha! (:

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então Eloo, deixe-se levar por esse livro, não o abandone, saia de sua área de conforto e leia, vc não vai se arrepender, jamais, pois é um lindo livro.

      Excluir
  13. Adorei a resenha Vivi, você me deixou super interessada para ler esse livro.
    *bye*
    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Gentee fiquei curioso! Principalmente pelo que foi dito no final da resenha! rsrs
    bjaoooooo

    ResponderExcluir
  15. me interessei muito pela obra, pela sinopse e principalmente pela sua resenha, apesar de alguns pontos negativos que você mencionou. Eu gosto muito de obras capazes de nos tirar de nossa zona de conforto e de nos deixar aturdidos. Sério, a última frase de sua resenha me soou como um desafio, pelo que entendi ao final da leitura você achou as respostas para os aspectos que lhe incomodaram a princípio, isso me deixou ainda mais curioso...

    ResponderExcluir
  16. Olá Vivi!
    Adorei a sinopse e a sua tão bem escrita resenha,fiquei bem instigado a fazer a leitura desse livro que por sinal tem uma capa "brilhante".
    Um grande abraço querida!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Esteticamente, este livro já tinha chamado minha atenção, mas, não tinha a mínima noção do que se tratava a estória desse livro, e, por intermédio de sua resenha, acabei sabendo sobre ela e me deu muita vontade de ler este livro. É o tipo de leitura que me agrada. Entrou na minha lista de leituras futuras ^^'

    Beijos
    @PollyanaCampos
    http://entrelivrosepersonagens.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  18. Muito boa sua forma de definir o livro Viviane,com certeza deve
    ser uma ótima leitura.
    Resenha forte,chamou minha atenção.Sua maneira e escrever está se refinando,não sei se percebeu isso minha amiga,e isso é muito bom.
    Digo que nas minhas viagens a trabalho me pego comprando livro por recomendação do seu site,e esse será um deles.
    Abraços do seu amigo Paulo.

    ResponderExcluir
  19. Quando vc mostrou a capa desse livro no vídeo eu fiquei maluca por ele colega,e lendo sua resenha então .Agora estou querendo muito ler ele.
    Aff! Venho aqui e me encanto ,mais e mais livros para ler ,será que existe cartão de crédito só para livros Vivi ?hehehehe
    Beijos colega.

    ResponderExcluir
  20. Nossa Vivi, assim fiquei mais curiosa com o livro. Eu já queria lê-lo d+ pela capa maravilhosa, mas lendo a sua resenha fiquei yper empolgada. É bom lermos livros que nos agregam algo, que nos tiram da zona de conforto e podemos além de tudo, acompanhar o crescimento dos poersonagens, pois nos dá a sensação de que se na ficção é possível, pq não pensar que na realidade tmbm possa dar certo?
    Entretando, cm vc já sabe, pra que eu sinta uma "catarse" como acredito que vc tenha sentido, tenho que fazer aquela transição de leitura que eu comentei com vc. Só depois de ler um gênero totalmente diferente é que eu quero ler Um Mundo Brilhante, pq estou saturada de romances. Preciso urgentemente mudar, senão eu não conseguirei aproveitar todos os pontos positivos que a narrativa tem.
    Você está cada vez melhor no quesito resenha, meus parabéns amiga!
    Adoreiiiiii!!!!♥♥♥♥♥
    Beijos.

    ResponderExcluir
  21. Sobrinha querida seu blog está lindo!
    Gostei essa cor que você colocou agora, está mais clarinho, desculpe a demora de vir aqui falar com você. Também li o que escreveu sore esse livro que parece ser bom demais,e gosto muito de ler livros com essa temática, você sabe.
    Um abraço enorme em todos vocês aí, adorando ter o Isaías lá na escola, sempre que posso vou na sala dele dar um beijo, espero que ele tenha te contado .
    Beijos Vi.
    Tia Rejane

    ResponderExcluir
  22. Nossa, Vivi, vou ter que ler então para entender tudo que vc quiz dizer...
    Sera que vou destestar pelo final,ou amar pelo final hehe
    Pelo que disse da Sara acho que tb não vou gostar dela...

    beijoss
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Oi Vivi!
    Nossa, estou louca pra ler esse livro. Estou passando por uma fase meio difícil e acho que esse livro vai me inspirar de certa forma. Eu sempre tento ler algo que entre no meu estado de "humor". No caso, o livro cai bem... adoro frio também!!
    \o
    Adorei a resenha, parabéns!
    ;*

    ResponderExcluir
  24. Oi Vivi,

    Gostei da resenha, mesmo com os pontos que você destacou. Penso que os personagens revelam uma duplicidade, mas foi apenas intuição.

    Beijos.

    Lu

    http://lucianasantarita.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  25. Olá Vivi!

    Gostei muito da sua resenha, ela nos instiga a ler o livro. A história parece boa e o final que você amou/odiou é curioso. Tá aí, conquistou um leitor!

    Parabéns não somente por esta resenha, mas também pelo "Razão e Resenhas"!

    Até mais...

    brevescronicas.blogspot.com

    Anselmo

    ResponderExcluir
  26. Adorei a resenha,recebi esse livro e estou loucaaa para ler....

    www.apaixonadasporlivros.com.br

    ResponderExcluir
  27. Eu vi o livros por ai, ele parece ser ótimo, tem uma sinopse curiosa, e por ela dá pra ver que é conflituosa como você disse. Achei sua resenha fantastica! Quero muito conhecer o livro.
    Beijinhos

    Raquel Miranda - Nós e Livros

    ResponderExcluir
  28. Um livro cheio de drama, entre perdas e escolhas achei que Ben foi encontrando seu papel no mundo. Amo livros de drama e sou suspeita a falar.
    Gostei da sua resenha sincera ao revelar o que não gostou.

    Beijos
    Leitora Incomum

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©