25 fevereiro 2012

Resenha| Maretenebrae

Boa tarde traças de biblioteca que eu amo *.*

Hoje estou muito feliz e animada \o/
Minha gripe cedeu, meu computador não morreu e estou conseguindo ler com PRAZER minha lista tão linda e longa de livros.
Sabe gente, acho horrível ler sob pressão, tipo assim, por obrigação entendem?
Mas graças a Deus e a todos os meus parceiros, tanto as editoras quanto aos escritores(as), que são uns anjos e super incríveis, eu não preciso ler "the flash".
Seria trágico   =/

Outro fato que me deixou muito feliz também foi ler o livro Maretenebrae, por isso hoje tem resenha, que eu fiz com muito cuidado e carinho, só para que vocês também apreciem essa maravilha literária nacional, e comprem o livro, e se encantem, assim como eu \o
Daí vocês me perguntam:
- Mas essa mulher não faz resenha de livro que não tenha gostado não é?
Sim tracinhas, eu leio livros que não gosto, mas tem um tempão bem grande mesmo que
isso não me acontece, eu tenho um gosto literário bem abrangente, e até hoje tenho a satisfação de poder escolher os livros que tem um apelo mais forte ao meu gosto e também ao que meus seguidores vão curtir. Claro, se algum se vocês me pedir algum livro em especial para eu ler e dar minha opinião eu vou fazê-lo, e ser honesta, gostando ou não vou falar o que senti ao ler. Se alguma das editoras parceiras do blog  me enviarem livros que eu não goste, ou que  não tenha me emocionado, enfim ... vou falar também ...
Um colega blogueiro me disse uma coisa que concordo," uma resenha é algo muito pessoal", o resenhista lê, e através do que sentiu, do que fluiu em sua leitura ele passa para adiante, por isso tem que ser feito com amor, e bom senso.
As pessoas que visitam um blog vão atrás de dicas, de troca de ideias, de uma opinião a mais sobre um livro, não é? Então, quem resenha tem de falar com propriedade, com a alma (mas isso eu já disse).
Cabe ao dono do blog dar dicas sinceras, e cabe ao leitor discernir o que quer, ser maria- vai -com- as- outras e depois falar que o blog indicou um livro ruim é fácil. O leitor tem de saber realmente se de fato tal resenha lhe satisfez, se não segue adiante.
Eu visito inúmeros blogs e já comprei outros inúmeros livros por indicações de resenhas, e nunca me arrependi, juro. *.*
- Mas cadê a resenha sua desnorteada? Que assunto estranho é esse? Não ia falar do livro do L.P.Faustini e do R.M.Pavani?
Calma amores, é que tenho lido muito sobre o assunto" blog que fala bem e resenha só  positivamente os livros, por isso resolvi esclarecer sacaram?
Então, prometo sempre falar o que senti ao ler os livros por mim lidos, e se acaso vocês quiserem alguma resenha em especial é só me deixarem um recado, ok? Combinados? Não vão sair por aí falando que a Viviane só lê livros usando óculos com lentes cor de rosa, ok?
Agora que falei o que estava afim de conversar com vocês posso finalmente fazer minha resenha de Maretenebrae.




Minha resenha:

Há alguns anos atrás eu fui jogadora de RPG de mesa, e segundo  meus parceiros eu era a única mulher da minha cidade a jogar naquela época ( não, não tem tantos anos que eu o enxergue através de teias de aranha...rsrs, mas já tem um bom tempo) e ao ler Maretenebrae a sensação de aventura e adrenalina me pegaram de jeito, como naquela época, em que heróis, vilões, guerras, misticismos e personagens ousados permeavam minhas noites de sexta-feira ( era quando nos reuníamos para jogar ).
Espero que os autores desse livro tão surpreendente não se sintam incomodados com minha comparação, mas quis expressar um fato que senti lendo muitas partes do livro, em que de várias formas incorporei  alguns dos personagens com quem simpatizei. Depois de elaborar a resenha li no blog do livro que L.P.Fautini também joga RPG . :)
Essa historia épica nos trás sete personagens peculiares, numa trama envolvente e cheia de reviravoltas .
Você de cara percebe que os autores foram muito cuidadosos em desenvolver as características e personalidades de cada um com maestria. Senti isso, o que na hora já me agradou, pois senti vida no livro.
A temática "religião" está muito bem explorada, mesmo que muito bem engendrada em suas nuances. Um fator que achei  simples de entender, pois sendo um romance épico não poderia deixar de ser. Ninguém pode negar que a religião permeia os atos humanos desde sempre. Seja ela em qual forma for.
No desenrolar das coisas vocês vão perceber que esse fator foi utilizado com bases filosóficas, mas não por isso menos fácil de serem entendidas por aqueles que não tem muita paciência com filosofias ou afins.
Desde o título diferente ( Maretenebrae = Mare et tenebrae, que significa Mar e treva ), o livro nos leva a regiões de extrema beleza, e muitas vezes a lugares sinistros e angustiantes, isso tudo muito bem descrito pelos autores.
Importantíssimo também dizer como foi gratificante descobrir em cada um dos personagens um defeito e uma virtude, isso claro, bem implícito, mas que foi fundamental para toda uma simbologia que notei, e se forem espertos notarão também. Isso tornou a convivência dos nossos sete personagens  bem divertida, mas também muito conflitante, como  sempre, o lado negro e o lado  iluminado de cada um se faz perceber.
Me apeguei muito em "Formiga", me identifiquei com seu jeitinho comilão, amigo de todos, "pau pra toda obra", seu jeito tosco de resolver as coisas que me levou as lágrimas, me irritando  muito quando nas adversidades só pensava em comer...comer e comer ( acho que me enxerguei nele com minha ansiedade total).
E assim é cada personagem, você os conhece e logo se identifica.
São eles explorados em suas identidades até você entender o porque de tudo, o que cada um representa, as alianças, as discórdias, seu dramas e traumas.
No meu entender essa história uniu muito bem todos os conceitos a que se propôs.
O bem e o mal liderados por virtudes e pecados em doses envenenadas de ação, aventura, amor e amizade.
Um reino cujo jogo político faz muito mais tragédias que benesses ...
Enfim...
Seria uma realidade escrita na forma de um romance épico?
Acho que sim, pois os autores foram felizes demais em tornar a realidade humana nessa fantasia tão primorosamente escrita.
Recomendo ler Maretenebrae devagar, degustando os personagens, compreendendo cada mistério apresentado. Um livro de 540 páginas que você lê num ritmo alucinante sem ao menos perceber.
A capa é linda, foi o que me levou a ficar curiosa e procurar parceria com os autores, depois... uma sinopse instigante, para quem ama épicos e histórias inteligentes esse livro é um manjar.
As ilustrações  que entremeiam o livro são lindas, faz viajar ainda mais para dentro da narrativa.
Por isso e pelo orgulho de ler um livro tão bem escrito por brasileiros, que recomendo Maretenebrae.



Beijos da Vivi Blood.
















Comente com o Facebook:

19 comentários:

  1. hahahahaah... tem gente reclamando, é? Ahhhh, eu não costumo ler livros que não curto. Ponto! Tipo, já aconteceu de ler um ou outro, mas na maioria das vezes só mesmo o que gosto. Já basta o que eu tive de ler OBRIGATORIAMENTE durante o segundo grau(atual ensino médio). Nem, leitura deve ser por prazerrrrrrrrr e não por obrigação, né?!! hahaah

    Vc já foi jogadora de RPG?? Mesmo!? Eita, muléééééé multifacetada! haha Eu confesso que nunca curti. Aliás, a verdade é que nunca entendi direito como é isso! kkkkk

    Apareça lá no Umas e outras, visse? Pois tem postagem noooooova! :D

    bjks JoicySorciere => Blog Umas e outras...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Joicy, já joguei sim, amava, e ainda gosto, só que não sei mais de grupos que se encontram para jogar, sou uma mulher multifuncional, mãe e tals, vc sabe como é...rsrsrs
      Quanto as reclamações ...pois é,o povo fala que a maioria dos blogueiros literários só falam bem dos livros por causa das editoras e parcerias, não entendem que é óbvio que é humanamente impossível escolher só livro ruim pra resenhar, só para ser do contra, ou para ser aquele a apontar defeitos, acredito no fato de sempre termos um ímã que nos guia ao que gostamos, então... tenho sorte de ler muito mais livros que adoro do que o contrário .

      Excluir
    2. Ahhhhh, vivi... vc foi bem delicada ao responder esse pessoal cri cri. eu não sei se teria essa delicadeza toooooda! kkkkkk

      ;)

      Excluir
  2. Que lindo post Vivi *____*
    Meus parabéns ♥
    Adorei, adorei, adorei, adorei;
    Esse livro parece ser muuuuito bom \õ/
    Vou enlouquecer querendo ler jaja KKKKKKKKKKK
    Como torno a dizer, o post está divino s2
    Sucesso SEMPRE Vivi, e desculpa o sumiço :*

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  3. Que bom que vc resenhou esse livro! Há um tempo que venho procurando alguma resenha dele e n acho! Antes queria ler, agora mais ainda!
    Adorei a resenha! Muito boa!
    Bjao e boas leituras!

    http://olhosleem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Sabe Vívi, eu acho que a coisa é assim mesmo pô! As vezes as pessoas se empolgam com a resenha mas não gostam da escrita na hora de ler o livro. Talvez um vocábulário que o autor use mais rebuscado já desestimula algumas pessoas que não conseguem captar as mensagens!
    Mas não liga não! Continue fazendo suas resenhas que elas nos valem muito!

    Um beijão e tenha um lindo final de semana!

    ResponderExcluir
  5. Parabens pela resenha , muito boa mesmo.
    Eu tambem recebi esse livro de parceria mas ainda não li , tinha outras coisinha na frente.:/
    Mas pela sua resenha acho que vou fazer Maretenebrae furar a fila rsrsrsrs.

    Vivi , vim aqui tambem para lhe convidar para participar da book-tour do livro brasileiro Invasora - A Convocação.
    segue o link:
    http://laanaminhaestante.blogspot.com/2012/02/book-tour-invasora1-convocacao.html

    Se estiver interessada me avisa?

    Beijos , e muito sucesso :D

    http://laanaminhaestante.blogspot.com
    @joaovictormp_

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito...tudo lindo por aqui...beijos

    ResponderExcluir
  7. Eu também odeio ler livros que não gosto! Sei lá, não consigo! Amei a resenha, o livro parece ser muito bom, achei intrigante o dignificado de Maretenebrae! hehehe Beijão // www.spiderwebs.tk

    ResponderExcluir
  8. Eu ri demais com o que você disse no começo. Mas é muita verdade o que você disse. Acho que um dos "deveres" do resenhista é transmitir o que achou verdadeiramente do livro. Eu acho que é isso que os leitores querem saber. Quanto a só resenha livros bons, isso tem me acontecido muito também! Tem um tempinho que eu não leio um livro que eu ache ruim (o último foi no fim do ano passado).
    Mas enfim, falando da resenha agora, eu conheci o livro pelo skoob porque os autores divulgaram em minha página e nossa, eu simplesmente me encantei pela sinopse. Eu não sabia que o livro era tão grande assim! :O

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi,

    Tudo bem? Sou teimosa e leio um livro até o fim, mesmo quando não gosto. Na minha opinião, o crítico seja de filmes ou livros, tem que expor a verdade, sempre. Penso que é a crítica é como serviço de utilidade pública e logo não da'para omitir detalhes como o conteúdo do livro.

    Adoro a forma como você escreve, direta e precisa nos detalhes. Lembrei de você quando li a reportagem de capa de veja dessa semana, discutindo autores nacionais.

    Força na semana e boas leituras!

    Beijos.

    Lu

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser muito interessante, mas, pelo que entendi, ele é meio que um jogo de RPG, certo?Não curto ><
    Acho legal quem joga, e quem escreve livros assim, mas, particularmente, não fazem meu tipo >< mas vou dar uma chance a eles, e vou ler um livro que tenho aqui, e depois de ler, vou poder dizer se ainda continuo tendo um certo "desprezo'
    por livros de RPG, rsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Eloo, o livro não é um RPG, eu só disse que as aventuras e personagens me lembram muito de qd eu jogava ...rsrsrs

      Excluir
  11. Oi Vivi, não curto RPG, nem pelo fato de não curtir quer dizer, eu nunca joguei, então nem sei como funciona direito...rs
    but, adoro livros épicos, e a sinopse e resenha me pegaram de jeito.
    Ótima resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Viviane,
    É a primeira vez que estou no seu espaço oriundo da blogosfera e fiquei muito surpreso com o que vi aqui! Uma resenha muito bem construída, legal mesmo !

    Essa do óculos cor de rosa eu não conhecia, mas deixa quieto, rsrsrsrs...

    Sabe há muitos anos atrás eu também jogava RPG (no caso MERPH) e quando descreveu as informações básicas do livro também senti a mesma coisa, e isso na minha opinião é um grande elogio.

    Como citou, gosto de personagens que demonstram, mesmo que sutilmente, suas qualidades e defeitos, isso os torna mais reais, apesar de ser a descrição de um mundo fantástico.

    Já estou seguindo e virei aqui mais vezes.

    Abraços, Flávio.

    (Blog Telinha Critica)

    ResponderExcluir
  13. Uhasuhasuash...o que dizer de mais uma maravilhosa resenha sua Vivi??? Parabéns, excelente!!!
    Me diverti com suas explicações iniciais, e já quero avisar que nunca todas as indicações que li no Razão e Resenhas até agora nenhuma me decepcionou, e o que eu amo nas suas resenhas é exatamente esta pessoalidade que nos é transmitida, porque você consegue nos envolver com a sua paixão pelos personagens, pela narrativa, e nos deixar enlouquecidos para ler o livro que vc está indicando.
    Mais uma vez fui fisgada por sua resenha e quero ler este livro que parece super interessante e emocionante, a capa é linda e é uma alegria saber que é uma obra brasileira! Ameiiiii...bjo FRAN

    Ah, fiz uma indicação do post amigos do blog e do blog razão e resenhas lá no blog (vim aqui avisar e depois desta incrivel resenha já estava esquecendo! usahuash)

    http://misskukuty.blogspot.com/2012/02/republicando-1.html

    ResponderExcluir
  14. VIVI ÓTIMA RESENHA, AMEI O TITULO, AMEI A SINOPSE... AI MAIS UM TITULO PARA MINHA LISTA DE COMPRAS HEHE
    EU AMO ESTE TIPO DE LIVRO, É O MEU ESTILO!!

    VC ANDA SUMIDA LA DO BLOG HEIMM
    APARECE
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    BEIJOS

    ResponderExcluir
  15. Oi,
    Tem selinho pra você lá no blog :)
    http://www.escutaessa.blogspot.com/2012/02/meme-11-coisas.html

    Beijinhos
    Renata
    http://escutaessa.blogspot.com/
    @blogescutaessa

    ResponderExcluir
  16. Vivi adorei a resenha!
    Ainda não conhecia o livro e de certa forma não é muito meu tipo de leitura. Mas o livro parece ser bom!
    Sei exatamente como é tentar terminar um livro que acabamos por não gostar, mas concordo com você que o melhor é ler um que nos identificamos e claro que sem pressa. Não consigo ler correndo, gosto de apreciar cada página bem devagar! rs

    Aaaaah tem sorteio de mimos lá no Sook hein!
    Confira: http://the-sook.blogspot.com/2012/02/divulgacao-01.html

    BjO

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©