05 dezembro 2011

Curiosidades :)




Tratando bem do seu livro.


Ler, para nós leitores compulsivos, é uma ação rodeada de manias aí, e quem sabe tá ligado: cada um tem as suas. Por isso, falaremos hoje sobre o jeito como você, eu e o seu vizinho esquisito (aquele cujo sonho quando era criança era ser engolidor de espadas em um circo...hummmm) tratamos dos nossos livros. Então, leiam e comentem.

Eu sou uma leitora obcecada com meus livros, eles não podem tocar no chão. E o principal motivo pelo qual os trato com tanto zelo é simples: os amo como meus bebês e tb pq livro é caro pra chuchu. Suponho que ninguém seja milionário por aqui e que livro não é um simples brinde, que vem junto do salgadinho de graça, pra você colecionar. Não, tracinhas, é papo de quarenta reais pra cima.

Entretanto, entendo que nem todo mundo seja um colecionador de livros e não esteja tão preocupado assim com a estética da sua biblioteca. Quando a gente começa a falar dessas coisas, o que não falta é duas dúzias de pessoas falando “mas o que importa é o conteúdo”. E de fato, depois da sexta série, o livro é o único objeto do mundo para o qual o termo ‘beleza interior’ ainda faz sentido. Ainda assim, a gente vive num mundo material cheio de garotas materiais, então sem falsa demagogia pra cima de mim, beleza? Dizia eu que existem essas pessoas, sem nenhum apego por seus livros, que não veem mal algum em marcar as páginas com a orelha, dobrá-lo durante a leitura como uma revista Caras, sublinhar partes interessantes (não é mais eficaz anotar em um post it, ou algo assim?) e, o pior, o suprassumo do desapego: anotar números de telefone e outras notas nada a ver na folha de rosto ou outro lugar. Claro que estou falando tudo aqui do meu ponto de vista e, para mim, rabiscar o livro só é aceitável quando é um autógrafo do autor ou uma dedicatória dos amigos que tem o bom gosto de te presentear com. Para pessoas assim, sem vaidades, o e-book vai fazer muito sentido, e vai ser, quem sabe, a primeira vez em que será preciso cuidar — e muito bem — do suporte. Afinal, Kindle não é exatamente algo que você ganhe na pescaria da festa junina da sua igreja (a menos que você seja de alguma religião de ricos, tipo o judaísmo ou aquela religião maluca dos Estados Unidos em que o sacerdote faz coleção de carrões, aí tudo bem). Por mais estranho que seja, só quem não liga muito para o aspecto físico do livro vai investir em algo tão dispendioso quanto um reader, acho eu.



Agora, achei essas dicas no google, de como conservar seu livro direitinho, obviamente muitos já leram sobre isso em vários blogs, mas aqui é novidades, então:


1. O livro deve ser constantemente manuseado. O virar das páginas oxigena o material, impede a acumulação de microrganismos que atacam o papel e colabora para que as folhas não fiquem ressecadas e quebradiças.

2. Folheie rapidamente, mas cuidadosamente o livro sempre que for colocá-lo de volta na prateleira. Isso vai arejá-lo.

3. Não guarde os livros acondicionados em sacos plásticos, pois isto impede a respiração

adequada do papel.

4. Evite encapar os livros com papel pardo ou similar. Essa aparente proteção contra a poeira causa, na realidade, mais dano do que benefício ao volume em médio e curto prazo. O papel tipo pardo, de natureza ácida, transmite seu teor ácido para os materiais que estiver envolvendo (migração ácida).

5. Faça uma vistoria anual. Retire todos os livros, limpe-os com um pano seco. Limpe a estante com um pano úmido. Evite passar produtos fortes do tipo lustra-móveis, já que seus resíduos podem infiltrar no papel.


6. Deixe sempre um espaço entre estantes e parede. A parede pode transmitir umidade aos livros. E, com a umidade, surgem os fungos.

7. Armários e estantes devem ser arejados. Estantes fechadas devem ser periodicamente abertas.

8. Estantes de metal são preferíveis do ponto de vista da conservação dos livros.

9. Não use clipes como marcadores de páginas. O processo de oxidação do metal mancha e estraga o papel.

10. Em estantes de madeira, pense em revestir as prateleiras com vidro. Não use tintas a base de óleo.

11. Bibliotecas devem ser frequentadas. Nem pense em porões. Baixa frequência de pessoas aumenta a incidência de insetos. Considere um tratamento anual contra traças.

12. Não guarde livros inclinados. Aparadores podem mantê-los retos.

13. Encadernações de papel e tecido não devem ser guardadas em contato direto com as de couro.

14. Na prateleira, os livros devem ficar folgados. Sendo fáceis de serem retirados, duram mais. Comprimidos nas prateleiras induzem a sua retirada de maneira incorreta, o que danifica as lombadas e fatalmente leva ao dano da encadernação. Livros apertados também favorecem o aparecimento de cupins.

15. Quando tirar um livro da prateleira, não o puxe pela parte superior da lombada, pois isso danifica a encadernação. O certo é empurrar os volumes dos dois lados e puxar o volume desejado pelo meio da lombada.

16. A melhor posição para um livro é vertical. Livros maiores devem ter prateleiras que permitam isso. Em último caso deixe-os horizontalmente, tomando-se o cuidado de não sobrepor mais de 3 volumes.

17. Luz do sol direta nem pensar. O sol desbota e entorta as capas.

18. Se for um livro antigo ou de algum outro valor ou de maior sensibilidade, lave as mãos antes de folheá-lo, já que mãos engorduradas contribuem para a aceleração da decomposição do papel. Evite umedecer as pontas dos dedos com saliva para virar as páginas do livro.

19. Ao ler um livro, evite abri-lo totalmente, como por exemplo, em cima de uma mesa. Isto pode comprometer a estrutura de sua encadernação.

20. Não utilizar fitas adesivas tipo durex e fitas crepes, cola branca (PVA) para evitar a perda de um fragmento de um volume em degradação. Esses materiais possuem alta acidez, provocam manchas irreversíveis onde aplicado.


Agora me digam como vcs seguidores do R & R tratam seus livros, vcs tem alguma dica especial para nós? Se tiverem é só comentarem aqui, adoraríamos compartilhar .

Beijão da Vivi's

Comente com o Facebook:

14 comentários:

  1. Excelente matéria sobre dicas para consevar nossas preciosidades!! Adorei! Montei em um comodo uma biblioteca recentemente e fico feliz de ter observado a maioria desses dicas! Obrigada pela visita em meu blog!

    http://ilusoesnoturnas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Adorei a dica!
    É sempre preocupante o modo que nossos "filhinhos" livros estarão no futuro...

    Parabéns pelo post!
    Bjinhos
    Ni

    Ah! APROVEITA DA UMA PASSADINHA NO BLOG ciadoleitor.blogspot.com tem resenhas pra vc avaliar e comentar. Te espero lá heim!

    ResponderExcluir
  3. Ei, adorei as dicas florr...
    Com certeza vou fazer uma limpa na minha estante e não apertá-los..heheh
    Não tenho o costume de encapá-los.. aacho que a fita durex quando envelhece mancha a capa.

    Obrigada pelas dicas.

    Bjãoo

    Tela
    penseiraliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas!
    Confesso que não sabia de muitas coisas, destas citadas acima.
    Abraço...

    "Palavras ao Vento..."
    www.leandro-de-lira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Esses cuidados são muito importantes para que nossos livros fiquem sempre limpos e novos.
    bjbj

    ResponderExcluir
  6. eu tmb amo meus livros, e morro de ciúme como se fossem meus bebes...rs
    confesso que ultimamente deixei eles de lado, e alguns ficaram cheio de poeira e amarelado, mas quando posso sempre estou limpando.
    bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Amiga é muito interessante saber essas coisas.Eu gosto de deixar livros deitados,não sabia que fazia errado, e uns deixo em caixas,vou mudar eles imediatamente de lugar.Excelentes dicas.

    Um abraço do seu amigo Paulo.

    ResponderExcluir
  8. Poxa gente, adoro o dia das "curiosidades", pois ando procurando assuntos interessantes e legais para vcs, e vejo que gostam tb,isso é fofo *.*

    Tem foto da minha estante ali ao lado no blog, mas ando pintando uma estante de ferro que ganhei, trabalho árduo...rsrs
    Mas assim que estiver pronta coloco fotinha dela aqui.
    Beijos da Vivi's em todos.

    ResponderExcluir
  9. Meus amigos sempre me chamam de neurótica quando se trata de cuidar dos livros! É que eu penso como você, eles são caros e precisam de cuidados... eu quero poder, daqui a 10 ou 15 anos, reler meus livros sem que eles aparentem ter, sei lá, uns 100 anos!
    Adorei essas dicas que você achou, já conhecia alguma!
    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post,antes de leitor sou um grande colecionador,cuido de meus livros como se fossem filhos,adoro organizar minha estante(que por sinal vive em constante transformação).
    Dicas super valiosas para quem gosta e curte livros.
    Abraços!
    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Eu vi sua estante aí pra ser pintada rsrsrs
    Vc não leva jeito,mas pelo menos vc vai ter um lugar pra colocar seus livros.Vc tem de parar de ser tão ciumenta com eles.
    Até mais Vi.

    ResponderExcluir
  12. Olá Viviane,
    eu vou confessar que gosto muito de ter os livros que leio, organizados na estante e muito bem conservados. Pode se dizer, que além de ler, eu os coleciono. Como você disse livros não custam barato e costumo ser bastante cuidadosa!
    Gostei bastante do post, tinha algumas dicas que eu não sabia!
    Ahh e eu também acho que usar aquela orelha do livro onde as vezes vem uma sinopse maior ou alguma informação sobre o autor, para marcar página, danifica o livro!

    até mais!

    Prólogo da Leitura

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post, não vejo necessidade de acrescentar nada, maaas eu ás vezes rabisco com lápis, uns quotes que mexem comigo nos meus que sei que vão ficar na minha coleção, mas se eu emprestar e rabiscarem é morte na certa rsrss

    Beijos
    @LeitoraIncomum
    http://leitoraincomum.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Ótimas dicas e super importantes também!!!

    Tem post novo lá no Sook. Entrevista com a autora Fabiane ribeiro.
    BjO

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©