Tracinhas, tudo bem com vocês?
Aqui em casa tudo tranquilo. Estou lendo e assistindo Supernatural, resolvi "maratonar" a série e como amo o Dean estou no céu...rsrs
Mas vim postar esta resenha, o livro recebi de cortesia da editora Arqueiro e confesso que me surpreendi com a história. Adorei a trama, mas isso vocês vão saber lendo a resenha abaixo, vamos lá?
"Uma história original, vigorosa e arrebatadora de uma nova e brilhante voz da ficção fantástica." - George R.R. Martin
Autor: Scott Lynch| Editora: Arqueiro| Ano: 2014| Páginas: 464
Minha Resenha
Lendo As mentiras de Locke Lamora eu entendi uma coisa: o autor Scott Lynch realmente mergulhou no mundo da fantasia e da imaginação ao escrever seu livro. Ele mergulhou sem dó e nos presenteou com tão deliciosa obra que acho complicado resenhar e conseguir falar tudo que senti lendo o livro.
Para início só digo que foram momentos tão divertidos e inesperados que me assustei. Sério leitor, eu não esperava muito do livro, comecei a ler e não consegui me desgrudar nem pra comer. Varei a madrugada até terminar e fiquei imaginando várias situações para o segundo volume que ainda será lançado. Aja ansiedade!
A sinopse já diz muito para apresentar o personagem principal e confesso que o início do livro é lento e bem descritivo, mas eu gosto. Nem sempre isso é animador, mas nesse livro em especial isso foi necessário, me senti jogada na história por conta das descrições do autor, isso é sempre mágico. A realidade criada por Scott é arrebatadora e fascinante, Camorr se tornou meu lar por momentos de leitura tensa e descontraída, dá para entender? Vou explicar melhor, é que a trama envolve de tudo um pouco, aventura, mistério, lances cômicos que dão um toque especial e até mesmo um leve humor negro. Há quem não tenha encontrado tantos gêneros e situações, mas acho que eu peguei o livro num momento oportuno e fui destrinchando dessa forma.
Muitos dizem que o Espinho de Camorr pode vencer qualquer um em uma luta, dizem que ele rouba dos ricos e dá aos pobres, dizem até que ele é parte homem e parte mito, até dizem que ele é apenas um rumor nas esquinas da cidade de Camorr. Mas eles estão errados.
Alto e magro horrível com uma espada Locke Lamora é o nosso Espinho da história. E ele não precisa de espada ou de habilidade para empunhá-la, ele tem a maior das armas que são sua inteligência e astúcia. Ele rouba sim dos ricos, pois são os únicos de que vale a pena roubar, e ele não rouba para os pobres, esses que o façam pra si mesmos. Pensando assim pode parecer cruel, mas na medida em que conhecemos o personagem vamos entendendo melhor.
Tudo que Locke rouba vai para ele mesmo e seu bando de companheiros – Os Nobres Vigaristas.
Achei tão real o mundo criado pelo autor, mesmo com toda a fantasia. Sabe aquela coisa toda de que ninguém é confiável? De imaginar as maneiras mais malucas para o personagem se safar? Mesmo ele sendo enganador, descarado e indecentemente sarcástico Locke me encantou. Não larguei o livro, mas já falei isso.
Continuando, o domínio de nossos ladrões ou anti-heróis Locke, Jean, Pulga, Galdo e Calo é Camorr (que é uma mistura de Veneza com Inglaterra vitoriana) . Construída por uma raça que ninguém se lembra, é uma cidade de folias, canais sujos, palácios barrocos e cemitérios lotados.
Lar de ricos, comerciantes, soldados, mendigos, aleijados e crianças selvagens. É uma cidade para Capa Barsavi a mente criminosa que perambula pela cidade.
Mas há sussurros de um desafio, um desafio ao poder do Capa. Um homem que ninguém jamais viu e que lâmina nenhuma pode tocar, o Rei Cinza está chegando.
Tudo vai bem até a cidade ser afligida por uma onda de assassinatos, vitimando os principais líderes das gangues do pedaço. As mortes são atribuídas ao brutal Rei Cinza, cujo principal objetivo é tirar Capa Barsavi, chefe de boa parte das gangues e do grupo de Locke do poder e de circulação.
Então a guerra começa, Locke e seus amigos precisam mais do que nunca se unir e acredito que é dessa forma que o autor nos ganha. Onde já se viu a amizade não triunfar?
Um forte conjunto de amigos como o que temos em "As mentiras de Locke Lamora" pode fazer qualquer livro. Quando um forte vínculo entre determinados personagens é formado e isso fica palpável nas ações dos mesmos isso ganha o leitor, pois é verdadeiro. E esse livro fala sobre isso principalmente, a amizade acima de qualquer adversidade.
Quando a trama toma rumo realmente lá pelos primeiros dois terços do livro a narrativa se revela e a ligação entre Locke e seus comparsas leva a trama lá pra cima, daí não tem como não curtir a leitura. Posso dizer que eles são os melhores personagens que já vi desse gênero literário. Estava convicta que daria quatro estrelas ao livro, mas chegando ao fim... E QUE FIM... Mudei de ideia e cinco estrelas foi sem dúvidas minha melhor escolha. Um dos finais mais bem escritos que eu já li, perfeito, perfeito e de deixar a gente sentada olhando para o teto, revivendo todas as aventuras dos personagens e sondando tudo, processando tudo que aconteceu. Surpreendeu-me de várias maneiras diferentes.
Concluindo, leia, pois você se encantará com personagens maravilhosos, enredo cativante e final estupendo. (Adoro adjetivos, não me reprimam). Sem dúvida entrou para os favoritos no gênero, que venha logo a continuação.
Hallo Vivi!
ResponderExcluirsaudades! Eu terminei de ler esse livro faz pouco tempo e estou enrolando com a resenha. Realmente é bem complicado saber do que vamos falar dele. É um daqueles livros como O Nome do Vento cheio de informações ahahha mas é muiiiiito bom!
Adorei ter lido tua resenha. Sempre acho elas com muita sinceridades =D
Abração! Maurício
Oie Amiga
ResponderExcluiré sempre um colírio para os olhos ver uma resenha tão bem feita, e tão apaixonada de um livro. Eu nem tinha me interessado muito quando vi esse título entre os lançamentos, mas agora quero pra ontem!!!
bjos
www.mybooklit.com
Que capa linda *~~~~*
ResponderExcluirEu fiquei curiosa, porque adoro livros de fantasia e tudo o que você falou sobre o final... Meu Deus, realmente não tem como não colocar na minha listinha hahaha
Adorei a resenha,
Beijos,
Yasmin
deitadosnagrama.blogpsot.com.br
Que resenha cativante! Nem li ainda mas já adorei tudo sobre a história hahaha. Vou procurar com certeza *-*
ResponderExcluirBeijos
www.antesdos40.com.br
Esse livro minha amiga que fez resenha no blog e amou!! Curti sua resenha ;)
ResponderExcluirBjs
http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/
Vivi,
ResponderExcluirMinha nossa eu não estava nada animada com esse livro, sério eu pensava está aí um livro que não me chama a atenção, mas depois de ler sua resenha, estou convencida de que devo ler esse livro. Mas claro vou passar numa livraria e ler um ou dois capítulos para ver se me prende mesmo...ou ler a degustação da editora...=D....bjus elis!!!
http://amagiareal.blogspot.com.br/
A resenha desse livro sai hoje lá no blog. Realmente os personagens são muito bem construídos e a gente não consegue parar de ler até chagar ao fim. Adorei a resenha! :)
ResponderExcluirAlef - Floreios e Borrões - adpiagge.blogspot.com
Olha, já adicionei no skoob e vou ficar de olho para quando tiver a chance. Parece aquele tipo de leitura que é para agarrar e não largar mais. Um humorzinho negro de quando em quando é bom, não é mesmo? Mas foram seus adjetivos (rs) finais que me convenceram, especialmente ao fim do livro. Nada é mais decepcionante do que um fim fraco para um livro muito bom (parece até que mancha o resto da leitura) então um bom desses...
ResponderExcluirO único mal é que é saga, mas já aceitei que nunca vou conseguir estar em dia com todas as que já acompanho antes de começar novas, então... rs
Té mais...
http://bmelo42.blogspot.com.br/