Hoje tenho pra vocês a resenha de um livro histórico.
Quando vi que a Martin Claret o tinha em seu catálogo resolvi solicitá-lo,
pois a muitos anos atrás assisti ao filme e amei a história.
Sinopse
Autor: Hawthorne, Nathaniel
Editora: Martin Claret
Gênero: Romance
Nº de páginas: 240
Resenhista: Vivi Blood
Minha ResenhaNathaniel Hawthorne é um dos grandes autores dos EUA, sua obra principal, "A Letra Escarlate" foi um dos primeiros fenômenos editoriais no país e é leitura obrigatória nas escolas. Na verdade, esta acolhida obra diz muito sobre o espírito norte-americano.
A protagonista do romance é Hester Prynne, uma mulher condenada a carregar no peito a letra "A" costurada em um tecido e pregada em todas as roupas que usar, após ter sido acusada de adultério. Ao se recusar a revelar a identidade de quem a seduziu, Hester toma para si toda a culpa pelo pecado. A trama se desenvolve na Nova Inglaterra do século XVII, auge da caça às bruxas nas cidades regidas pela administração puritana.
Deste adultério, Hester dá a luz à Pearl, uma criança que representa a mancha do pecado da mãe muito mais do que a própria letra escarlate. Isoladas do convívio social, Hester e Pearl tornam-se cúmplices, companheiras na vergonha e no vexame. (Não fugindo muito da realidade de hoje, onde se vê a criança como pecado e não a infidelidade em si, isso quando se julgam que as pessoas são donas umas das outras).
Mas deixemos de lado minhas considerações pessoais...
A primeira reviravolta da história ocorre quando o médico Roger Chillingworth surge diante de Hester. Na verdade, Chillingworth é o marido ultrajado de Hester que decide se vingar do pai de Pearl, Artur Dimmesdale (o amante), descobrindo quem ele é e revelando sua identidade para o escárnio público. Para ser mais específica o que acontece é que Hester sem notícias do marido por dois longos anos o imaginava morto. Imagino que uma mulher bem mais jovem que o marido e morando sozinha num lugar desconhecido se sinta mais frágil, mais propensa a uma paixão, ou mesmo ao amor.
São estes os dois principais conflitos do romance: o arrependimento de Hester e a ânsia por vingança de Roger, que se volta contra o reverendo Artur, o mestre espiritual da comunidade, cuja moral é inquestionável.
A escrita de Nathaniel é poderosa, intrincada e bem articulada. A leitura flui, mexendo com nossos sentimentos todo tempo, nos imbuindo de uma revolta constante, pela maldade das pessoas, pelo puritanismo descabido da época e da ignorância das pessoas.
"A Letra Escarlate" é uma atrevida alfinetada do escritor a toda essa moral puritana, aos extremos que o radicalismo ou o fanatismo religioso pode conduzir. O autor não poupa Hester da necessária expiação pelo adultério, mas ele parece simpatizar com a protagonista, quer defender que, além da razão, o animal homem também é formado por instintos e paixões.
Recomendo o livro para aqueles que adoram um excelente clássico.
Para quem não se acostuma com a leitura de época americana recomendo o filme, que teve Demi More como protagonista, Gari Oldman com Artur.
Beijos da Vivi Blood.
òtima resenha, me deu vontade de ler o livro agora! rsrs. Já tinha visto falar um pouco dessa historia, mas sem muitos detalhes.. vou procurar esse livro ^^. Parabens Vivi ^^
ResponderExcluirEu adorei o filme! Agora quero ler o livro! *-*
ResponderExcluirAdorei a resenha!! bjaooo!!!
=****
Oi Vivi!
ResponderExcluirTorci um pouquinho o nariz quando vi a capa do livro, mas achei a estória um tanto quanto interessante... e pela sua resenha, você gostou mesmo do livro! Para mim, a leitura só seria ruim se a linguagem fosse antiga, o que eu acredito que seja... Mas achei a estória muito boa! rs
Beijos!
Marcelle
http://bestherapy.blogspot.com
É a primeira vez que ouço falar sobre esse livro, e o enredo não me deixou muito empolgada, mais fiquei curiosa sobre a adaptação para o cinema.
ResponderExcluir*bye*
loucaporromances.blogspot.com
Olá Vivi.
ResponderExcluirNão sou muito chegado em livros históricos. Depois de minha experiencia com 'O morro dos ventos uivantes' peguei um certo trauma. Acho que é pelo fato da escrita ser um pouco diferenciada, hehe.
Enfim, mas não custa dar mais uma olhadinha né.
Beijos,
http://bestherapy.blogspot.com.br/
Uau Vivi, suas resenhas estão cada vez mais técnicas e emocionantes.
ResponderExcluirNão conhecia a história do livro, mas tenho certeza que eu amaria, pois adoro ler clássicos.
Sem dúvida o livro entrará para a minha listinha de desejados.
bjos
Olá Viviane, você me colocou no túnel do tempo agora.
ResponderExcluirEu assisti a este filme quando era criança, em um DVD pirata, ahah. #vergonhoso.
Lembro da ótima atuação de Gary Oldman. Desconhecia a existência do livro.
Ótima resenha, nos incita a querer ler.
Nossa Vivi!
ResponderExcluirAmei a resenha e amei a história do livro!
Conheço o livro apenas de nome, nunca tinha lido nem se quer a sinopse. Agora, fiquei com muita vontade de ler. rs
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Oi Vivi, já conhecia superficialmente o assunto do livro! Sua resenha me deixou bastante curiosa quanto a escrita, apesar de adorar assistir filmes, acredito que vou optar por ler a obra. Com certeza deve ser uma trama muito bacana, carregada de mensagens nas entrelinhas!
ResponderExcluiraté mais!
Prólogo da Leitura
Eu conheço a história desse livro, mas nunca parei para ver o filme ou ler o livro. Acho que uma vez uma professora minha me falou sobre o enredo e eu nunca mais esqueci.
ResponderExcluirRealmente, é uma alfinetada e tanto ela ser acusada de adultério numa época em que o puritanismo imperava.
Parabéns pela resenha Vivi!
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
O filme é ótimo, o livro deve ser ainda melhor!!
ResponderExcluirAi Vivi este livro é mesmo lindooo, eu quero tanto lê-lo....
ResponderExcluirAdorei a sua resenha, tá arrebentando amiga, suas resenhas estão cada vez melhores. amei.
Super beijokas pra vc...
O livro me pareceu ser muito bom mesmo, mas nunca ouvi falar dele...atualmente estou lendo ''A menina que roubava livros'' o que você acha? Beijão , www.spiderwebs.tk
ResponderExcluirOii Vivi!!
ResponderExcluirNossa faz um tempão que eu estou bem interessada neste livro, sua resenha me chamou bastante atenção.
E fiquei bem feliz em saber que ele está no catalogo da Martin Claret..Ebaa!!
Apesar de que eu tbm não gostei da capa, mas quem se importa quando o conteúdo parece ser tude de bom!
Bjs querida!!
Tá aí um livro que eu gostaria de ler, mas nunca vi pra vender não... Tudo bem que eu quase não procuro livros da editora, mas se um da achá-lo dando sopa, eu compro rsrs
ResponderExcluirBjs,
Kel
www.itcultura.com
Vivi passando por aqui de novo só para desejar um bom domingo!
ResponderExcluirBjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Boa tarde, Viviane.
ResponderExcluirEssa coleção da Martin Claret e a da L&Pm Pocket estão entre minhas preferidas; livros ótimos a preços acessíveis.
Não conheço este autor e nem vi o filme, mas tua resenha me deu vontade de saber mais sobre esta obra, afinal, clássicos são clássicos pelas razões corretas.
Abraço, Viviane.
O catálogo da Martin Claret é realmente maravilhoso!
ResponderExcluirGostei da sua resenha, ficou muito legal.
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
A resenha está convidativa nunca li o livro nem olhei o filme,mas é o tipo de romance que gosto de ler.
ResponderExcluirUma ótima dica Vivi,bjos
Alexandra