30 abril 2015

Para " desestressar"? Sim, e para se divertir!"

   Olá meus amores!
Tudo bem com vocês? Espero que sim.
Bom, hoje eu quero falar de uma coisa diferente da leitura, mas não menos lúdica e divertida. Quero falar sobre colorir... Ah! Viviane, mas estamos lendo e vendo muito sobre essa coisa toda de livros para relaxar.
Pois então galera, a onda agora é soltar a franga, encher a mesa de imagens para colorir e livro também, pegar aquele estojo de lápis de cor que está mofando na gaveta, assaltar os lápis de colorir dos filhos, do priminho, do vizinho e arregaçar as mangas. Deixem fluir sua criatividade, pois vou te contar a coisa relaxa mesmo!!!
Pensando nisso naveguei em alguns sites em busca de algumas dicas de colorir, só para vocês. Hoje vou postar algo simples, depois trago postagens com técnicas mais elaboradas... Ok! Então vamos lá. ;)



Como todas as técnicas de desenho e pintura, o lápis de cor também requer de certos conhecimentos e dicas a fim de conseguir bons resultados.
Podemos utilizar o pó do lápis de cor, a ponta afiada ou a ponta plana.
Podemos realizar efeitos interessantes com simples tracejados ou utiliza-los como base na técnica mista que mistura este material com os pastéis.

Veremos os tipos de traços e misturas que podem ser realizados com lápis de cor a fim de conseguir diversos efeitos:



Sombreado

Utilizando o lápis lateralmente e com a ponta bem afiada podemos conseguir o efeito de sombreado, que produz  não só maiores áreas de cobrimento mas também o efeito de sombra com maior intensidade da cor num extremo e menor no extremo oposto.



Tracejado

Refere-se às linhas realizadas de forma rápida, regular com diferentes espaçamentos. Esta técnica é a principalmente utilizada para a técnica mista de pastel seco, cuidando de fazer pouca pressão com o lápis e unindo as linhas entre si.




Tracejado Cruzado

Trata-se de linhas tracejadas sobrepostas em diferentes direções. Pode-se utilizar uma cor ou várias cores para criar efeitos de textura.




Tracejado Circular

Através da sobreposição de pequenos círculos rapidamente desenhados, obtemos este efeito. Pode ser utilizada uma cor ou várias produzindo ricos efeitos de textura.




Marcas direcionadas

Traços curtos seguindo uma direção específica, contornos curvos de forma a imitar madeixas de cabelo ou relvado.
Mediante a utilização de duas cores densamente sobrepostas podem ser realizados efeitos fantásticos de sombras e ricas texturas.



Marcas de incisão

Da mesma forma que se realiza com o lápis de grafite, podemos conseguir este efeito com o lápis de cor, sobrepondo duas cores e depois fazendo ligeiras incisões para deixar a vista a cor inferior. Ou fazendo incisões no papel antes da aplicação com o lápis de cor de forma a ficarem linhas a mostra da cor da superfície do papel.



Brunidura

São camadas de cores sobrepostas aplicadas densamente e com pressão a fim de encher a textura do papel e produzir uma superfície de aspecto sedoso.A imagem mostra o efeito de brunidura e o efeito de sobreposição de camadas tradicional, para perceber melhor a diferença entre as duas técnicas.




São essas as pequenas dicas que encontrei aqui para facilitar a vida de vocês,
 leitores coloridos...rsrs
No entanto eu não posso deixar de recomendar os dois livros que a editora Sextante lançou e que estão fazendo enorme sucesso entre adultos, os livros são encantadores e já vem com lindos desenhos para toda a família colorir. Eu ainda não tenho os meus, mas como sempre amei colorir em breve vou me jogar nos deliciosos Jardim Secreto e Floresta Encantada, da autora Johanna Basford. Então é isso, sempre que encontrar dicas de colorir corro aqui e conto tudo para vocês! Ok?
Beijocas!!!


 





















Comente com o Facebook:

7 comentários:

  1. Oii, tudo bem?
    Eu adorei essas dicas \o/ eu até desenho mais ou menos, mas na hora de colorir eu sou um desastre rsrs, com certeza irei aproveitar suas dicas :)


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Vou acompanhar suas dicas, sei desenhar mais não sei colorir corretamente. :(
    Achei esse livro de colorir super criativo, beijos. <3 http://papo-da-viana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Viviane!
    Realmente estes livros tem feito mto sucesso.. Eu ainda não re rendi, mas acho lindas as pinturas que o pessoal tem postado na internet... Quem sabe isso seja bom para eu treinar a paciência rs ainda mais com estas técnicas para colocar em prática..

    Bjo
    escritaseleituras.weebly.com

    ResponderExcluir
  4. Oii!

    Achei esses livros muito fofos e lindos ^^ Quero um hahahahaha
    A minha curiosidade é: Será que desestresa mesmo? Vou comprar para descubrir hahahaha

    Beijos, Amanda
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  5. Oiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii
    Amei a postagem.
    Eu adoro colorir mas sou fã mesmo é de pintar.
    Eu as vezes imprimo imagens para minha filha da internet e acabo colorindo junto, nisso sou mais criança que ela.
    Adorei as técnicas, vou testar!

    Bjocas

    Dani- A Estante do Manuel

    ResponderExcluir
  6. Oie Vivi
    eu amei o post, e amei a febre de livros para colorir. Uma pena que aqui em casa duas crianças não me deixem pintar sem querer rabiscar tudo junto hahahahah
    bjos
    www.mybooklit.com

    ResponderExcluir
  7. Adorei as dicas, e como adoro os livros de colorir vai ajudar muito. Seria muito legal se fizesse um vídeo mostrando essas técnicas. Obrigada

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©