17 janeiro 2012

Resenha | Para Sempre Ana ( Sergio Carmach )

Boa noite Pessoal !

Hoje venho apresentar a vocês o escritor parceiro Sergio Carmach.
Postarei também a resenha de seu livro :
Para Sempre Ana
Já li tem um tempinho, mas estava esperando a oportunidade de vir fazer a apresentação dessa feliz parceria e também postar a resenha, espero que gostem, apoiem  a literatura nacional e comprem o livro, que realmente é lindo.



Um pouco do escritor : 

Escritor carioca, autor do romance Para Sempre Ana. Casado pela segunda vez e pai de três filhos, é também videomaker e advogado.




Sinopse

Na mística Três Luzes, o leitor percorre inicialmente três momentos afastados no tempo, onde três homens, de três gerações da família Rigotti, experimentam situações-limite pela influência de uma mesma mulher: Ana. A partir daí, a narrativa o leva a uma instigante viagem, nem sempre linear, entre meados do século XX e o início do XXI, na qual os dramas, o passado, o verdadeiro caráter e os segredos de cada personagem são pouco a pouco desnudados. A trama é conduzida pela busca de Ana e pela busca por Ana, forasteira misteriosa que abala os triluzianos e cuja trajetória se funde à dos demais em uma história carregada de luzes e sombras. A busca de Ana arrebata as emoções; a busca por Ana arrebata os sentidos. E ambas surpreendem. Sempre que tudo parece esclarecido, detalhes antes considerados sem importância provocam uma reviravolta geral na história. Até o último capítulo. Descubra se os mais atordoantes segredos de Três Luzes estão mesmo nos céus ou no fundo da alma de seus moradores.







Minha Resenha

Para começar a falar de "Para Sempre Ana " o que mais me chamou a atenção foi a maneira bucólica que o escritor descreveu a cidade interiorana onde se desenrola a vida dos personagens.
Eu, como autêntica mineira do interior, jeito de falar até meio caipira, meio que fui sugada para dentro de Três Luzes uma cidade hora mística, hora simplesmente uma cidadezinha como qualquer outra. Mas não se deixe enganar.
Tudo que parece típico e tradicional em Três Luzes não passa de "fachada", sombrias situações vão se desenvolvendo nessa trama sensacional do escritor Sergio Carmach. De contendas religiosas entre dois moradores até os dramas de vida de um casal de médicos aparentemente normais.
Todos possuem suas mazelas e segredos, que o autor vai nos destrinchando página a página.
A trama é tão bem amarrada e bem contada que começamos a ler e não queremos mais parar, é tensa, é quase real, como se os  personagens fossem sair das páginas e bater a sua porta.
Vou falar de Ana, o pivô dessa trama ,mulher misteriosa, mãe solteira, detentora de segredos de três gerações da família Rigotti.
Ana e seus amores, mulher forte,carrega consigo como que uma "caixa de pandora",omo se levasse em suas mãos as almas das pessoas de seu passado, e presente, quando lerem vão entender porque escrevi isso.
Ela chega a cidade com seu filho nos braços, exigindo que Carlos, filho dos Rigotti assuma a paternidade da criança. Carlos, envolvido emocionalmente com Cris, uma professora, se vê nesse escândalo(?) frente a comunidade e sua namorada . 
À partir daí as coisas vão ficando mais sinistras, os personagens vão  ficando mais abrangentes, a trama se desfiando como um novelo de acontecimentos indescritíveis.
Os personagens de Sergio não são alegóricos, eles tem sentimentos, tem vida e como eu disse antes, isso nos deixa com sensação se estar lendo fatos reais.
Por Ana ,a protagonista, senti raiva, nojo, pena, e depois compreensão, e quando penso nela, em tudo que passou, sinto que faltou alicerce na vida dela enquanto criança, deve ter sido aquele tipo de menina que não teve abraços o suficiente, não teve afeto da forma como o afeto tem de ser dado.
Todos os personagens de Carmach são muito bem construídos, cada um com sua importância devida e não me alongarei falando de cada um, senão corro o risco de falar demais.
É uma história rica de detalhes, você consegue saborear cada segredo desvendado, não deixa pontas soltas, então para o leitor isso é um desfecho delicioso. Recomendo esse livro sim, feliz por ter tido o prazer de lê-lo.




Obrigada Sergio, pela oportunidade de ler seu livro.

Comente com o Facebook:

20 comentários:

  1. Ei Viviane,

    Eu não conhecia o livro, achei a sinopse bem interessante e diferente. Sei lá porque me lembrou um livro que li tem anos... A dança dos cabelos do Carlos Herculano Lopes. Mas só porque nele tinham 3 Marias, a avó, a mãe e a filha rsrs.

    bjos

    ResponderExcluir
  2. Esse livro parece ótimo Vivi *__*
    Parabéns pela linda resenha ;D
    Quero ler ele logo, e melhor nacional EBAA! kkkk
    Temos excelentes escritores \õ/
    Vou procurar para comprar e ler logo ;D
    Valeu a dica, sucesso sempre, beeijão ;*

    Ewerton Lenildo - Academia de Leitura
    papeldeumlivro.blogspot.com
    @Papeldeumlivro

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pela parceria e pela resenha!
    Ficou ótima. Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca me interessei, mas com a tua resenha achei beem legal mesmo, quem sabe futuramente eu não leia? rsrs

    Beijos,
    http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Uma pitada de quero mais fica no ar,gosto desse tipo de história que nos faz embarcar no seu mundo e viajar durante a leitura é tão bom.
    Parabéns ótima resenha.
    Abração,
    Alexandra
    http://magiasbook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Viviane! Nunca tinha ouvido falar desse livro antes! Sua resenha foi tão empolgante que fiquei com um grande vontade de conhecer melhor essa estória!
    Quero me desculpar por não ter respondido seus comentários no Nunca na Galáxia antes, é que estava viajando e, por isso, um pouco afastada do blog! Espero agora poder voltar por aqui com mais frequencia!
    Um beijo

    ResponderExcluir
  6. Hey Vivi, durante os primeiros "TOP SEGUIDOR" será necessário validar sua participação por meio de um formulário, após isso será feito automaticamente com os números de seguimentos.
    Isso , é porque eu liberei quem quer divulgar a plaquinha no blog e dá uma ajuda...
    Entende??
    Beijinhos. Mar
    Imaginayre.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!!
    Achei o livro interessante, e gostei da sua resenha .
    *Bye*

    loucaporromances.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, gostei bastante do seu Blog, já estou seguindo.
    Parabéns pelos seus quatro meses de Razão e Resenha.
    Gostaria que você retribuisse acessando e seguindo o meu Blog:
    palavrasdeumfriend.blogspot.com
    bjus !!

    ResponderExcluir
  9. Oi Vivi, eu pulei a resenha porque estou terminando de ler este livro, e caraca, a história é surpreendente, estou gostando bastante, com raiva da Ana e pena do Carlos, por enquanto...rs
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adoro livros desse tipo e o melhor de tudo é que o autor é brasileiro. É ótimo ver a literatura nacional fazer sucesso.
    Parabéns pelo blog!
    Bjs

    http://letrassobreletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá Vivi!
    Que bom saber que você tem o Sérgio como autor parceiro,felizmente já tive a oportunidade de trocar algumas idéias com ele,que por sinal é uma pessoa fantástica e que deu apoio ao meu blog sendo um dos primeiros membros a participar.
    Parabéns pela conquista,a resenha ficou maravilhosa e o melhor de tudo é que o livro é fruto de um autor brasileiro.
    Um forte abraço!

    Bruno
    http://oexploradorcultural.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela resenha e pela indicação Viviane, admiro muito esta tua disposição de batalhar em prol de escritores cuja obra ainda esta restrita a circuitos alternativos, esta é uma excelente forma de nós leitores os descobrirmos e também de eles term seus trabalhos reconhecidos!

    Fiquei curioso para conhecer o trabalho do Sergio... Bjão linda!

    ResponderExcluir
  13. Parabéns por mais uma excelente resenha, fiquei mto intrigada em conhecer esta mulher forte, com um passado difícil, e passar a sentir todos estas emoções de 'raiva', 'nojo', 'compreensão', adoro este tipo de escrita q te faz mudar o entendimento de certa personagem! Gostei muito, o nome do livro tbm é ótimo!
    Vou anotar aqui pra ler!!!
    Bjo FRAN

    ResponderExcluir
  14. Quem é mineira sabes o que fala (Eu sou mineiro, rs. o/). Já comecei a gostar do livro pela capa e pelo título, agora depois da sua resenha e bateu uma curiosidade para pesquisar sobre. Enfim, está ótima a resenha, linda. Que legal Vivi, mudou o design do blog. Ficou bacana!

    Bjão!

    Luiz, http://oracoesparabobby.blogspot.com.

    ResponderExcluir
  15. lINDA RESENHA VIVI
    O LIVRO É FORTE, COM DRAMA, PAIXÃO, LUTA!!!
    BEIJOSSS
    ADOREI O LIVRO!!!

    :)
    http://dailyofbooks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi Viviane!
    Parabéns pela resenha, você descreveu tão bem o enredo da história. Ana parece uma personagem forte e bem construída, que nos faz sentir tantas emoções diferentes, aliás você que o diga né rs. A situação dela não é fácil. Parece que ela chega pra agitar as coisas na cidade. É ótimo quando nos identificamos com outras coisas do livro como a cidade, não apenas com os personagens, assim parece que fazemos parte da história..

    Beijos :D
    Ensaios de uma Leitura

    ResponderExcluir
  17. Excelente resenha, mas nao me encheu os olhos, eu não sei, acho que foi algo na sinopse...

    Mas quem sabe?

    Té mais...
    http://bmeloescrt.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia
    Mas parece muito bom
    Principescamente as descrições

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Seguindo e Curtido!
    Retribui?

    http://overdoselite.blogspot.com.br/2013/11/resenha-liberta-me-trilogia-estilhaca.html

    https://www.facebook.com/overdoselite
    Bjus

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©