Espero que vocês estejam bem.
Ando lendo muito, cada livro melhor do que o outro, por isso que as postagens deram uma parada, mas não esqueci de vocês não, ok?
Hoje venho com a resenha de "O silêncio das montanhas", um livro que vai encantar cada leitor de uma maneira delicada e diferente. Leiam e deixem suas opiniões nos comentários, escrevam-me o que esperam dessa obra do escritor Khaled Hosseini.
O Silêncio das Montanhas traz como protagonista os irmãos Pari e Abdullah, que moram em uma aldeia distante de Cabul, são órfãos de mãe e têm uma forte ligação desde pequenos. Assim como a fábula que abre o livro, as crianças são separadas, marcando o destino de vários personagens. Paralelamente à trama principal, Hosseini narra a história de diversas pessoas que, de alguma forma, se relacionam com os irmãos e sua família, sobre como cuidam uns dos outros e a forma como as escolhas que fazem ressoam através de gerações. Assim como em O Caçador de Pipas, o autor explora as maneiras como os membros sacrificam-se uns pelos outros, e muitas vezes são surpreendidos pelas ações de pessoas próximas nos momentos mais importantes. Segundo o próprio Hosseini, o novo título "fala não somente sobre a minha própria experiência como alguém que viveu no exílio, mas, também sobre a experiência de pessoas que eu conheci, especial os refugiados que voltaram ao Afeganistão e sobre cujas vidas tentei falar tanto como escritor quanto como representante da Organização das Nações Unidas. Espero que os leitores consigam amar os personagens de O Silêncio das Montanhas tanto quanto eu os amo". Seguindo os personagens, mediante suas escolhas e amores pelo mundo - de Cabul a Paris, de São Francisco à Grécia -, a história se expanda, tornando-se emocionante, complexa e poderosa. É um livro sobre vidas partidas, inocências perdidas e sobre o amor em uma família que tenta se reencontrar.
Autor: Khaled Hosseini| Editora: Globo Livros| Páginas: 352
Minha Resenha:
Quando a Globo livros divulgou que lançaria um livro do Khaled Hosseini eu exultei, autor dos livros O caçador de pipas e também do livro A cidade do sol, eu já estava saudosa de suas histórias maravilhosas. A escrita de Khaled é extremamente intensa, com carga emocional densa e forte, com personagens muito bem construídos, com dramas muito reais descritos de forma a nos deixar totalmente fora de nossa tão acostumada “zona de conforto”.
Não via a hora de começar a leitura e confesso que passei esse livro na frente de mais de quinze livros que estão na minha lista de leituras urgentes.
Sim, não podia esperar muito, de jeito nenhum, e não me decepcionei.
Mal li dez páginas e já estava com os nervos à flor da pele e cheia de sentimentos contraditórios, gotas de lágrimas cuidadosamente desviadas das páginas para não estragar meu livro.
Nessa obra o autor nos leva de volta a Cabul e suas redondezas (assim como para outros países), e conta sobre a vida de Abdullah e Pari. Ela com três anos e pouco de idade e Abdullah com treze. Irmãos unidos pela extrema pobreza e pela falta da mãe biológica que morreu de hemorragia no parto de Pari.
Desde o momento que aspirou o ar no mundo Pari foi cuidada por seu irmãozinho de dez anos, Abdullah, era ele quem a fazia ninar para dormir, era ele quem trocava suas fraldas e seus lençóis sujos, e foi ele quem esteve junto dela nos seus primeiros passos. Seu pai era um homem trabalhador e muito calado, que só vivia para abastecer a família da melhor maneira que podia. Ficando viúvo ele se casa novamente com Parwana e com ela teve outros filhos.
Como eu disse antes, eles passam por tantas dificuldades que por um capricho maldoso do destino são separados e criados longe um do outro. Várias situações se sucedem e vários personagens secundários, mas não menos importantes são adicionados nessa trama incrível.
Parwana e Nabi (tio por afinidade de Abdullah e Pari) são personagens que trazem uma bagagem bem triste, porém fundamental para o desenrolar da vida dos personagens principais, e nesse desenrolar das coisas vão adentrando na história várias tramas e acontecimentos secundários, isso a meu ver é a marca registrada do autor, e quem o conhece e aprecia não vai estranhar ou achar que poderá causar confusão, pelo contrário, ao mesclar todas essas histórias de vida temos uma linda e poética saga ao final da obra. Hosseini, como uma parteira, retira do leitor algo inimaginável, algo lindo, que é o mergulho de cabeça na vida de pessoas que estão ali, em nossas mãos, de pessoas que são obra de sua imaginação, mas que também podem existir da vida real, na vida do povo do Afeganistão.
Nem por um instante consegui deixar o livro de lado, por vezes ficou difícil para eu respirar normalmente, pois as cenas que me vinham à mente com toda mensagem passada pelos personagens foi pesada, foi algo dilacerante. Mas eu amo isso, amo sentir esse peso de uma história, e todos aqueles que também gostam de serem abstraídos de suas costumeiras zonas comuns vão admirar e devorar esse romance.
Recomendo com louvor.
Meus leitores queridos, na verdade eu nunca me sinto capaz de resenhar com justiça livros que mexem tanto com meus sentimentos. Sempre acho que não me expresso com total ardor, as palavras não me surgem facilmente...enfim. Esse livro é maravilhoso, se tiverem oportunidade leiam O silêncio das montanhas.
Obrigada por estarem sempre aqui, por sua fidelidade ao Razão e Resenhas, até a próxima postagem, Beijão enorme!
Globo Livros:
Facebook: Globo Livros
Twitter: @GloboLivros
Google + : Globo Livros - Google +
Site: Globo Livros
Tracinhas, não tenham medo de ler esse livro sem ter lido os outros do autor, "O silêncio das montanhas" não é continuação dos dois livros anteriores do Khaled Hosseini. Não se sentirão perdidos durante a leitura.
Não sabia que este livro era do mesmo autor, eu cheguei a ler O Caçador de Pipas, mas já tem tanto tempo eu era muito nova, não lembro muito bem da narrativa do autor. O silêncio das montanhas parece ser uma ótima pedida, a trama aparentar ser bem forte e marcante. Espero poder ler.
ResponderExcluirAbraços, Raquel.
Viajando com Livros.
Eu não sabia que era do mesmo autor de O Caçador de Pipas, eu ainda não li esse livro, mas assisti o filme e me desanimou. Não sei se esse é diferente, mas não chamou minha atenção.
ResponderExcluirBeijos,
Yasmin
deitadosnagrama.blogspot.com.br
Eu já conhecia o livro, e o nome tinha me chamado muito a atenção, li a sinopse. Gostei da resenha, ficou bastante claro pra mim tudo que essa história aborda. Mas acho que o autor não se superou de acordo com o outro livro dele, que é mais marcante. Mas é uma leitura que vale a pena pra quem gosta do tipo de livro.
ResponderExcluirBjs
Maurício
Oi Vivi!
ResponderExcluirEu ainda não conhecia o livro, mas apesar de ter gostado da sua resenha, acho que não o leria.
Ele não chama muito a minha atenção. Mas nunca se sabe.
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Oi Vivi
ResponderExcluirNão conhecia esse livro e vendo a capa dele, não imaginava que a história seria essa. Parece ser um livro bem emocionante!
Parabéns pela resenha ficou linda!
Beijinhos
Renata
Escuta Essa
Oie Vivi
ResponderExcluirnão li as outras obras do autor, então não sei se me sentiria perdida neste. Mas suas resenhas sempre me deixam com um gostinho de quero mais (maldade). Agora estou aqui ansiosa querendo conhecer essa história.
parabéns pela resenha
bjos
Oie,
ResponderExcluirAinda não tinha lido nenhuma resenha que me fizesse querer esse livro. Mas, depois da sua, fiquei morrendo de vontade ♥
Beijos
www.procurei-em-sonhos.com
Oi Vivi
ResponderExcluirTenho e já li o caçador de pipas e sem dúvida alguma é um dos meus livros favoritos o autor escreve bem d+ e prende a gente de uma forma unica aos seus personagens e é maravilhoso quando ao terminamos de ler um livro esse mesmo muda a nossa forma de encarar e ver certas situações na nossa vida corriqueira
adorei a resenha e O silencio das montanhas entrou pra listinha de compras e meta de leitura de 2013.
Bjs flor
Nunca li nenhum livro dele ! Alias, não costumo ler livros desse estilo! Dizem que são ótimos. Quando for ler, quero devorar logo os 3 juntos! Bela resenha vivi! Bjao
ResponderExcluirEu não conhecia o livro e na verdade não costumo ler livros do gênero, mas gostei da sua resenha.
ResponderExcluir*bye*
http://loucaporromances.blogspot.com.br/
Vivi sua lindaaaa! Você quem me deixou com os nervos a flor da pele agora hahhahahahaha EU QUERO MUUUUITO LEEER esse livro.... Amei sua resenha!
ResponderExcluirAcredita que nunca li o caçador de pipas (vergonha)
Obrigado pela dica, vou por na minha listinha já hehehe
Beijooos
http://estoulendoo.blogspot.com.br/
Eu não conhecia a obra, mas pelo que você falou, o livro é muito muito bom!
ResponderExcluirBjs, http://likelivros.blogspot.com.br/
Eu tenho muita vontade de ler o Caçador de Pipas, mas esse livro, apesar de seus muitos elogios, não me chamou muito a atenção.
ResponderExcluirEle parece ser... profundo, mas um tanto cansativo e, pelo menos no momento, não estou muito no clima para leituras mais fortes.
Té mais...
http://bmelo42.blogspot.com.br/
Oi Vivi!
ResponderExcluirAh, a sua resenha está ótima! E passou certinho o que deveria sim, pois ao ler ela, lembrei e revivi tudo o que senti quando li O Caçador de Pipas. Lembrei de como foi intenso, de como nós lemos aflitos cada linda. E eu acredito que esse livro deva ser realmente maravilhoso.
Beijos,
Marcelle
www.bestherapy.net
Gostou mesmo do livro ein Vivi? Não achei a capa das mais bonitas, porém o importante é o conteúdo e isso ele parece ter. Gostaria de um dia ler :)
ResponderExcluirBeijitos
É uma de minhas próximas leituras.
ResponderExcluirAdorei saber mais sobre.
beijos flor,
Amy - Macchiato
Vivi estava tão receosa para ler O Silêncio das Montanhas amiga, pq não sei se vc sabe, eu tenho uma história descomunal com o magnânimo Hosseini, quando li O Caçador de Pipas.
ResponderExcluirÉ muito estranho isso, mas esse livro foi um divisor de águas pra mim. O livro que me fez voltar a ler como na adolescência e ter prazer mais do que eu tinha, além disso, me ensinou tantas coisas que até hoje nem consigo falar dele, sem me emocionar.
Lendo sua resenha, já consegui captar o poder das palavras de Hosseini, que entram em seus leitores e tocam bem lá no fundo, acho que é por isso, que o ato de resenhar algo que nos tocou tão profundamente, torna-se tão dificultoso.
Mas não se preocupe amiga, vc conseguiu passar a emoção que o livro nos traz
com suas humildes palavras e já fiquei aqui mexida, querendo lê-lo e ao mesmo tempo não, pois até hoje não sei se estou preparada psicologicamente pra uma segunda dose de Hosseini.
Bjokas flor...
www.lerepensar.com
Oi Vivi, eu não li nada do autor ainda... meu primeiro contato com a obra dele foi o filme O Caçador de Pipas que, honestamente, não consegui assistir. Nunca assisto filmes antes de ler os livros, mas foi uma situação atípica. Esses dias li uma resenha tão apaixonante desse livro que larguei de mão esse sentimento ruim e decidi dar uma oportunidade a essa leitura. Esse Silêncio das Montanhas chama minha atenção pelo título, e pela temática também.
ResponderExcluirBye da Pah
Livros Estrelas
Os dois livros anteriores foram maravilhosos...fiquei muito tempo esperando por um novo livro do autor, minha expectativa com o silêncio das montanhas é muito grande, mas pela a sua resenha tenho certeza que não vou me decepcionar.
ResponderExcluirSou fã de Khaled Hosseini, me emocionei muito com os livros anteriores!!!
Beijos e parabéns pela sua resenha.
Oi adorei sua resenha...mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
ResponderExcluirwww.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html