Boa noite tracinhas *.*
Tudo bem com vocês? Os que estão de férias, estão aproveitando muito?
Bom, aqui as crianças estão de férias, mas nem fomos viajar então é uma rotina meio
complicada de brinquedos esparramados, muita briguinha entre irmãos...enfim.
Tem um longo tempo que não posto a coluna dicas literárias mas hoje resolvi postá-la pra vocês.
O livro que vou indicar é uma obra linda, eu o li há muito tempo atrás,
mas me lembro da história de maneira intrínseca.
Um romance digno de filme, sim, tem filme sobre esse livro e digo, um filme perfeito \o/
Estou falando sobre o livro O Amante, da autora Marguerite Duras.
Ah! Lembrando que é um livro ADULTO. Não aconselho para menores de 18 anos ;)
Sinopse :
"O Amante" conta a descoberta do amor e do sexo por uma adolescente, filha de uma família de colonos falidos na Indochina francesa, nos anos 1930. O amor proibido da menina branca, sua entrega a um jovem chinês rico, dez anos mais velho do que ela, é também uma forma de escapar à claustrofobia e à derrocada da família, ao seu "envelhecimento" precoce, à descoberta da sua solidão. É também a história da própria escritora.
A narrativa do livro é uma mescla autobiográfica e ficcional da vida da autora.
A obra é intensa, seca, um romance erótico e poético. Quando o li era bem mais jovem e penso que não absorvi devidamente tudo que estava nas entrelinhas.
A protagonista, uma estudante de um colégio interno de Saigon se envolve com um jovem dez anos mais velho, sim, ela é bem menina ainda, mas isso não impede o fogo que os abrasa.
Ele, rico e influênte faz dela sua amante. Numa humilde garçoniere eles vivem sua primeira noite de sexo, e a partir desse momento nos vemos diante de uma escrita corrosiva e dura com que Marguerite nos brinda, para que entendamos os meandros dessa paixão, da descoberta da sexualidade de uma adolescente dos anos 20.
Trecho do livro
"Vejo agora que muito jovem ainda, com dezoito anos, com quinze anos, eu tinha este rosto, premonitório daquele que adquiri em seguida com o álcool na meia-idade da minha vida. O álcool desempenhou a função que Deus não exerceu, também a função de me matar, de matar. Este rosto de álcool, eu o adquiri antes do álcool. O álcool apenas o confirmou. Tinha em mim esse lugar reservado, eu o percebi como todos os outros, mas, curiosamente, antes da hora. Assim como tinha em mim o lugar para o desejo. Aos quinze anos tinha o rosto do prazer e não conhecia o prazer. Os traços do prazer eram muito acentuados. Até minha mãe devia vê-los. Meus irmãos os viam. Tudo começou assim em minha vida, com esse rosto visionário, extenuado, as olheiras antecipando-se ao tempo, à experiência."
O Filme:
(L'Amant)
Sinopse:
Baseado na obra de Marguerite Duras, o filme é ambientado nos anos 20, no Vietnã, onde uma garota, filha de colonos franceses em dificuldades financeiras, se envolve com um chinês rico e bem-sucedido, muito mais velho do que ela, depois que ele oferece uma carona em sua limusine. A tórrida relação que nasce entre os dois é alvo do forte preconceito da sociedade, que não aceita nem a diferença de idade, nem a de classes, o que acaba interferindo no relacionamento.
Gostaram da dica? Acabei dando dica de livro e filme, mas desta vez vale a pena, juro.
O livro é maravilhoso e o filme tem uma fotografia incrível e cenas de muito bom gosto.
Recomendo o livro para todos que gostam do gênero romance/drama.
Fiquei com uma vontade enorme de ler e assistir "O Amante" parece ser muito bom *-*
ResponderExcluirVou procurar aqui.
Obrigada pela indicação, Vivis <3
Beijocas!
Oi.. Não podia dar melhor dica! Eu não sabia que tinha o livro, eu já assisti parte do filme, e sendo uma narrativa dessa forma parece ser ótimo! Além de ser mesmo sendo adulto muito emocionante, e por saber que é meio real. Muito legal Vivi, adorei vou marcar como desejado!
ResponderExcluirBjs
MauMau - Sonhos e Resenhas
Oi vivi, ótima dica.. não conhecia nem o livro e nem o filme.. Agora eu quero... hehe
ResponderExcluirbeijos
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
Oi Vivi!
ResponderExcluirFiquei bem curiosa, tanto com o livro como o filme! A história deve ser bem interessante mesmo, confio na sua indicação. Ótimo post!
Beijos,
Marcelle
bestherapy.blogspot.com
Oi Vivi!
ResponderExcluirNão conhecia o livro e nem o filme, mas gostei da dica!
Fiquei curiosa e depois vou procurar pelos dois! Haha
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Ambos eu não conhecia. Apesar do filme ser baseado no livro, achei mais interessante ler o livro, gostei do trecho que colocou =D
ResponderExcluirBjs
daimaginacaoaescrita.com