Sinopse
As histórias de vampiros, amplamente difundidas por todo mundo, provém do fabulário húngaro do século XVIII. Vampiro, de acordo com a tradição popular, é a alma aflita de um suicida, criminoso ou herege que sai da sepultura, em geral em forma de morcego, para beber o sangue de seres humanos.
O romance gótico Drácula (1897) do autor britânico Bram Stocker, narra a história do Conde Drácula, vilão morto-vivo da Transilvânia, que se tornou típico representante do mito vampiro. Drácula é um clássico da literatura de horror.
Autor: Stoker, Bram
Editora: Martin Claret
Categoria: Literatura Estrangeira / Terror
Número de páginas: 418
Minha resenha
( Vou fazer a resenha em duas partes, a primeira vou escrever um trecho do que sei sobre a vida de Vlad
Tepes ou mais comumente conhecido como Drácula. E depois algumas impressões que tive ao ler o livro e as partes que mais gostei e achei necessárias comentar) .
Clique aqui
†† Drácula ††
O Vampiro Da Noite
Bram Stoker
Bram ( Olha a intimidade *.* ) conta nesse livro a triste história do Conde Vlad Drácula, que na Idade Média foi um defensor ferrenho da igreja católica romana diante da invasão dos turcos.
Naquela época o exército dos turcos era imbatível, mas contrariando tudo, e com uma soberba força de vontade o exército de Drácula os derrotou. Os turcos, para se vingarem mandam uma falsa mensagem para sua esposa, Elisabeta, avisando-a que Drácula havia sido morto em combate.
Elisabeta enlouquece, pois, Drácula era o amor de sua vida, assim como para Drácula, Elisabeta era sua razão de viver.
Ela, rasgada de tristeza e dor se joga de um precipício para o fundo de um rio, suicidando-se.
Ao descobrir o que acarretou a barbárie dos turcos contra sua amada para afetá-lo, Drácula louco de ódio renega a igreja, e renega a Deus, jurando sobreviver a morte vagando como morto-vivo (vampiro *.* )
através dos tempos até reencontrar seu verdadeiro amor.
Não sei dizer o que mais me chama a atenção ao ler esse livro, se todo detalhe
sobre a vida desse ser sobrenatural, do seu amor descomunal por Elisabeta e depois sua perseguição a Mina, ou da caçada em sí. Vou confessar, amo Drácula ( Vlad Drakul), amo e fico do lado dele todo o tempo, mas também me compadeço dos demais personagens. Enfim...
O livro é epistolar, ou seja, baseado em cartas, diários, etc.... Não sei se por causa da tradução, não notei maiores diferenças entre os diários pessoais dos envolvidos, salvo pelo gênero: o estilo dos diários de Mina e Lucy era um pouco mais afetado, contrastando com a sobriedade dos de Johnathan e o Dr. Seward, mas só isto.
Por ter este formato, o que mais me atraiu no livro além do ínicio e da saga de Jonathan no castelo de Drácula é que tudo gira em torno do homem que não está lá: o noivo que não dá notícias, o navio que surge com todos os tripulantes mortos em uma noite de tempestade, Lucy que vem sucumbindo de estranhos sonhos e uma misteriosa doença com sintomas bizarros.
Característica da literatura de época, o romance se perde em inúmeros devaneios sobre emoções e sentimentos, registrados em cartas e diários. Isto pode ser um pouco cansativo, admito, a quem está acostumado a uma leitura mais leve ou ágil, especialmente nos dias de hoje. Outro aspecto que pode ser notado é a construção dos personagens: os personagens tendem a ser idealizados, pois todos são gentis e virtuosos demais, sempre a concordarem uns com os outros, e de uma polidez à toda prova. Da mesma forma que Drácula é hediondo, bizarro, malévolo.
Adorei a primeira parte,como já disse ali em cima, com Johnathan Harker no Castelo Drácula, a angústia crescente do personagem é muito bem escrita, me encolhi toda ao ler quando ele adormece num dos quartos abandonados do castelo e é "bolinado" por três vampiras sexys, daí chega o Conde Drácula, colocando-as em seus devidos lugares, mas antes de levar Jonathan deixa para as vampiras um recém nascido vivo, para que elas se alimentem. Assim como a doença de Lucy Westenra e sua posterior caçada, já transformada em vampira. O estado mental dos caçadores também é posto em dúvida de vez em quando, como no momento em que Seward percebe que cavalheiros de boa índole pulam o muro do cemitério à noite com certa naturalidade...
A aventura que nos deixa com mais adrenalina é a rota que os cavalheiros percorrem para salvar Mina, o confronto com os ciganos ( cujo nome verdadeiro é romani ), os percalços, isso deixa a história deliciosa.
Outro fato que achei interessante foi quando dei conta de que a perseguição ao vampiro tomou contornos científicos. Os personagens divisam um método, ao anotarem cada impressão e fato testemunhado ou ocorrido no papel e em um gravador de época ( algo meio CSI, O.o ), ao trocarem sempre informações entre si e fazerem questão de que todos estejam atualizados, ao fazerem uso de lanternas elétricas em suas investidas noturnas, sessões de hipnose, transfusão de sangue... Há uma pesquisa experimental surgindo aí, que ainda inclui, nessas informações, as velhas superstições: se por uma rosa branca sobre a tampa de um caixão para que o vampiro dentro não consiga sair funciona, então está "de boa". O uso de armas de fogo, modernas, é totalmente secundário: a impressão é que se derrota um monstro vindo das superstições do passado com uma mentalidade científica e claro, com a inteligência de Van Helsing.
Resenhei Drácula com uma sensação positiva, sem dúvida... e louca para rever o filme. Quando este foi feito, por Francis Ford Copolla eles foram fiéis ao livro, mas eu nunca deixaria de lado um livro, em preferência a um filme ... então leiam, vão adorar !
Nunca li nenhuma obra sobre Drácula, a origem dessa fantasia vampiresca que rola solta hoje em dia. Na verdade, não sei nem se teria paciência. Mas adorei a resenha. Você escreve bem, detalha bem, e passa bem sobre o que se trata a obra.
ResponderExcluirParabéns pelo blog, muito lindo aqui.
Obrigada Jéssica, confesso a você que essa resenha foi um pouco complicada, como eu disse na mesma, é um livro epistolar, tive de me basear nos diários e anotações dos personagens e na história em geral, até porque não gosto de deixar spoillers, mas acho que consegui me expressar de maneira concisa .Agradeço seus elogios.
ResponderExcluirUso as palavras de Jessica: Nunca li nenhuma obra sobre Drácula, a origem dessa fantasia vampiresca que rola solta hoje em dia. Na verdade, não sei nem se teria paciência.
ResponderExcluirMas... (aqui eu uso as minhas mesmo, xD) eu gostaria de ler, afinal deve ser bastante interessante ler o livro que criou um ser tão "usado" digamos.
O que mais me desanimou foi o fato de você ter dito a forma da esrita, devo dizer que nao sou muito fã de livros assim.
Mas, enfim... esse é mais um livro que entra na categoria "se cair na minha mão, leio"
Té mais...
http://bmeloescrt.blogspot.com/
Olha o que achei uma nova mineira, ^^
ResponderExcluircomo vai Vivi??? Muito obrigado mesmo por apoiar o ENF... sinta-se em ksa.
Conferindo seu conteúdo e me surpreendendo com as resenhas, vc escreve muito bem, e olha que sou chato nesse quesito.
bjos, seguindo tmb...
Philip Rangel
Entrando numa Fria
Essa é a prova de como uma adaptação pode destruir a vontade de ler um livro. Tive que ler a adaptação de Drácula nas aulas de literatura da escola e odiei. Nem senti vontade de ler o original. Ainda vou ler, porque toda adapção que leio não gosto muito. Quem sabe gosto do original?
ResponderExcluirBeijos!
Máh - Crazy for books.
Que demais, sua resenha Vivi *_*
ResponderExcluirEu sempre quis ler esse livro, mas talvez por preguiça mesmo, eu não tenha pego ..
Mas agora eu quero, eu quero *__* hehehe
Pelo visto é ótimo ;)
Linda resenha, beeijão ;*
Espetacular, Vivi! Adorei a sua resenha! Fiquei com vontade de ler o livro (que, vergonhosamente, ainda não li) e depois assistir novamente ao filme! :) Particularmente, gosto deste estilo antigo, romanceado, de longas narrações sobre devaneios e sentimentos...! Gostei também de saber que a história ganha contornos científicos. Certamente não será uma leitura entediante para mim.
ResponderExcluirBeijocas,
Lu (Equinócio)
Uau, Vivi, amei a resenha. Mas acho que pra toda resenha sair bem boa, o livro precisa ajudar, e acho que Drácula foi o caso, haha
ResponderExcluirNunca li, e nem assisti ao filme, mais morro de vontade de um dia ler, assim como morro de vontade de um dia ler Julieta e Romeu (Sim, eu nunca li a esse clássico é3)
Esses dois clássicos que são de mais, e muito bem falados, e eu nunca li é3
Ok, de volta a resenha e ao livro...
Eu tenho uma enorme paixão por vampiros, mesmo eles estando do lado do bem ou do mal, certos ou errados, sendo vamps eu to sempre do lado deles, haha
Beijos,
http://naminhaestanteliivros.blogspot.com/
PS: Tem post novo ;)
Sou meio suspeita para falar qualquer coisa de Drácula! Sou formada em Letras, Inglês/Literaturas e esse foi um dos meus livros preferidos na faculdade... você soube captar cada impressão que o autor quis passar... e, com certeza, não tem como ter raiva do Drácula.. ele é apaixonante! rsrsrs
ResponderExcluirParabéns pela resenha!
Um beijo,
Nica
@meligu
http://www.skoob.com.br/usuario/387912
http://nicasdrafts.blogspot.com/
Parabéns pela resenha Vivi! Já li Drácula e curti bastante. Beijo!
ResponderExcluirEu AAAAAAAAAAMO esse livro e esse filme. Acho que li quando tinha uns 13 anos, hahahaha. O que mais me impressionou foi a genialidade de Stoker ao escrever em forma de cartas, transcrições, telegramas etc. GENIAL :)
ResponderExcluirBeijocas!
Juh Oliveto
Livros & Bolinhos ~
Adorei a resenha Vivi, como sempre perfeita! O que eu mais gostos nelas é que pode-se ler sem medo de ter algum detalhe revelador que estrague a sua 'surpresa' ao ler o livro, além disso vc escreve de uma forma que nos dá vontade de pegar o livro pra ler naquele momento!!! Quero ler Drácula, o mais próximo que li foi em quadrinhos...vou colocar na lista de 2012! Bjo FRAN
ResponderExcluirAdoreiii o post!!
ResponderExcluirIsso sim é história de vampiro!
Muito legal!!
Acho q vou comprar este livro.
Ficou bem legal a resenha!
Beijos
http://my-literarylife.blogspot.com/
Ainda não tive oportunidade de ler Drácula, mas tenho muita vontade.
ResponderExcluirObrigada por passar lá no blog, estou te seguindo também.
Beeeijos
Marina Oliveira
http://distribuindosonhos.blogspot.com
Não tive a oportunidade de ler Drácula, mas assisti á uma das versões e sua impiedosa e majestosa vida ( ou morte) me interessa muito. Vivi, sua resenha é digna de um dos diários de Van Helsing! Despertou mais interesse pelo livro ainda!
ResponderExcluirBjks!
Aahhhh, MORRRO de vontade de ler esse livro!!!!!
ResponderExcluirlivrosechocolates.blogspot.com
ResponderExcluirSua resenha ta muito boa deu ate vontade de ler o livro, e logo eu que gosto de historia de vampiros... bjs
ResponderExcluirhttp://educandoocoracao.blogspot.com
Não tenho mais o que dizer sobre as suas resenhas Vivi, você já sabe tudo. São ótimas! Parabéns!
ResponderExcluirBjão!
Ai sua vampira,demorou a fazer resenha de algum livro de vampiro.
ResponderExcluirSabia que logo ia aparecer sangue no seu blog kkkkkkkkkkkkkkkkk
mas daí, vc escreveu bem viu,gostei da forma como descreveu o livro,ficou muito interessante mesmo.
Eu preciso me desculpar de novo pela minha sumida daqui e do msn de novo e de novo,internet,vc sabe como é boa a daqui de casa.
Beijão Vi
Ainda não li este livro, mas morro de vontade.
ResponderExcluirSua resenha é perfeita Vivi, transmite muito bem em palavras o que esperar da leitura, e como romance vampiresco é sem dúvida um dos meus gêneros literários, eu fiquei super tentada a ler.
bjos
Jack
www.mybooklit.blogspot.com
Oi, também tenho parceria com a Martin Claret, gosto muito da Editora!!!
ResponderExcluirExcelente resenha!
Quero te convidar para assistir ao Book Trailer do meu livro no youtube
http://www.youtube.com/watch?v=Vfr2l3GLCX0
Aproveito para pedir uma ajuda: se possível, deixe um comentário lá, sobre o que vc achou da Book trailer. Beijocas e obrigada
Nossa ADOREI sua resenha!
ResponderExcluirSuper explicadinha, e bem escrita!
Eu sempre quis ler esse livro mais ainda não tive a oportunidade.
Pela resenha percebi o quanto você ficou animada com a história, então acredito que seja mesmo muito bom.
Você deveria procurar ( no wikipédia mesmo) Vlad III, o Empalador que foi a inspiração para a história de Bram (Olha a intimidade, e imagine que eu nem li o livro ainda xD), fiz umas pesquisas sobre os castelos e tal's vale a pena ver a história e as fotos, os castelos já estão marcados como um dos lugares que eu quero muito conhecer.
Um Feliz 2012 repleto de Paz e Luz tudo de boom xD
http://www.des-autorizados.blogspot.com/
Drácula é o pai de todos os vampiros, quero ler esse livro. Sua resenha está ótima, trasmitiu bem o que o livro traz. E tem um tempo que não leio um bom livro de vamipiros. Me deu vontade de ler.
ResponderExcluirAmei a resenha! Honesta e detalhada!
ResponderExcluirAcredita que ainda não li Drácula?!! Quero muito ler esse livro.
BjO
Vivi que resenha maraaa, eu adoro ler livros de vampiros,mas sabe que Drácula eu ainda não li, logo ele que é o pai de todos os vampiros como disse a Raquel. Mas depois de ler sua resenha vou tomar vergonha na cara e ler bjos.
ResponderExcluirhttp://leiturasdepaty.blogspot.com/
Oi Vivi,
ResponderExcluirAdorei a resenha, eu nunca li esse livro, mais ja vi o filme e adorei...
beijoss
mila
Nunca li nenhum livro do Drácula, mas amo vampiros^^.
ResponderExcluirVivi, a resenha ficou ótima. Já li Drácula algumas vezes, aliás meu livro é baseado nele. Amo os personagens, a história, tudo. E sua resenha fez jus ao livro.
ResponderExcluirBjs.
Viviane, parabéns pelo teu blog. Um dia ainda vou ler esse clássico. A história de vampiro é batante sedutora. Um grande abraço e obrigado pela visita lá no meu blog.
ResponderExcluirVivi ADOREI essa resenha,como vc já sabe adoro romance vampiresco,já tive a oportunidade de ver o filme mas ainda não tive de ler o livro,mas é um dos que colocaria na minha PEQUENA listinha de desejos.
ResponderExcluirAbraços,
xanda
Magiasbook
Gostei muito da resenha. Sempre tive vontade de ler o livro, pois Drácula é verdadeiramente um clássico!
ResponderExcluirE eu nunca assisti ao filme, acredita?
Espero depois conferir.
Beijos,
Annie Stephanie - http://muchdreamer.blogspot.com/
Eu nunca me liguei a coisas vampirescas, mas, posso afirmar que essa resenha de "Drácula - O Vampiro da Noite" me fez mudar de ideia, a resenha está perfeita e detalha de uma maneira certa a história desse livro!
ResponderExcluirParabéns e desculpe por só estar desejando Feliz Natal agora, é que o Papai Noel chegou meio atrasado aqui! rsrs
Desculpe e Feliz Ano Novo!
Bjs, Ingrid.
Parece muito bom esse!
ResponderExcluirEspero poder conferir. :D
Viviiiiii, precisei vir correndo quando vi essa postagem ali nos mais populares... pois aaaaaamooo o Dracula de Bram Stoker. Sou fangbanger assumiiiida e adoro esses vampiros malvadões e sensuais! Uiii... estou hiperventilando aqui! hahahahahha
ResponderExcluirbjsssssssss JoicySorciere => Blog Umas e outras...
Já estou te seguindo e o seu blog é ótimo parabéns
ResponderExcluirComprei este livro há muito tempo mas acabei deixando ele lá embaido da pilha. Mas com certeza, deve ser um livro fantástico, já que se tornou um clássico e até hoje autores renomados se baseiam nele.
ResponderExcluirParabéns pela resenha ;D
Equipe TriBooks - Roh
http://tribooks.blogspot.com