Boa noite tracinhas \o/
Essa rata de biblioteca desmiolada que vos escreve está completamente transtornada com esse calor. Nossa, insuportável, complicado ficar online, não sinto vontade de nada, de meia em meia hora vou lá fora molhar as pernas na água fria. Pernas que no meu entender estão inchadas e doloridas por causa do mormaço.Credo, odeio sol, odeio tempo quente.
Mas como eu sou mamãe do RR e louca por vocês hoje eu vou transcrever aqui um texto interessante que pesquisei na rede, acho que tem tudo a ver com a coluna "curiosidades".
Ah! Espero que todos tenham tido um lindo fim de semana, iinfelizmente esturricante e suado para mim =/
Muitas pessoas afirmam que “ler dá sono”, você acredita nessa mentira? De tanto se falar e de se ouvir parece até mesmo que é verdade, mas não é!
A leitura não tem capacidade de provocar sono. O que acontece é que a pessoa já está propensa a querer dormir ou já está sonolenta quando começa a ler.
Há alguns indivíduos que quando vão ler, já procuram uma forma de se acomodar para um possível “cochilo”: leem deitadas, apoiadas em travesseiros macios. Também é muito comum visualizar pessoas lendo depois do almoço e antes de dormir, justamente nos horários em que o sono virá com ou sem as páginas escritas do livro. A leitura deve ser feita em um ambiente agradável e não confortável!
O modo como se lê também causa monotonia e cansaço nas vistas. Pausar a leitura constantemente, ficar fazendo menção de leitura com os lábios ou ruídos baixos com a garganta embalam o sono. Falta de atenção é outro fator chave que desestimula, pois vez ou outra o leitor precisa voltar em parágrafos já lidos!
Durante a vida não aprendemos a ler livros, aprendemos a ler parágrafos, capítulos e no máximo algumas páginas.
Contudo, sabemos que ler é imprescindível para nós, para a faculdade, para o trabalho, para as pessoas que convivem conosco, para termos formação, para formarmos outras pessoas.
Alguns poucos passam horas lendo, enquanto a maioria suspira: Como gostaria de ler assim!
Sim, podemos dizer que não gostamos, que dá sono, que não precisa de tanto. Mas quando vemos alguém próximo a nós, lendo horas sem parar (eu \o), pensamos porque não temos a mesma capacidade!
Mas a temos, o problema é que não usufruímos dela! Ler é uma decisão! Você já parou para pensar o que precisa para ler mais, para ler melhor? Um lugar diferente? Ler em voz alta? Explicar a alguém o que leu? Resolva isto primeiro: leia em um ambiente e horário que você não vá ter tendência ao sono! Comece com leituras mais breves, livros com poucas páginas e vá aumentando aos poucos e, com isso, acostumando a ler de modo diferente do que aprendeu!
Não desista na primeira palavra estranha e esteja com um dicionário ao lado, afinal, como dizem: ninguém nasceu sabendo!
Um conselho que eu sempre dou aos meus seguidores quando estou incentivando a leitura de um livro:
Sempre dê chance ao autor e aos personagens, não desista antes do terceiro ou quarto capítulo, entre na história, veja que no começo de todas elas o autor está apresentando tudo a você, embora possa parecer lento e monótono isso é essencial antes que as aventuras surjam, antes que a trama se desenrole. Seja persistente, te garanto que em 90% das vezes que você insistir não se arrependerá, falo por experiência própria, os outros 10% são livros que realmente não vão conseguir te prender. Mas o que não conquistou outro leitor poderá vir a ser uma leitura fascinante pra você, então se está com um livro em mãos e mesmo que alguém diga que leu e não gostou, dê uma chance.
Afinal ler é como fazer amor com as palavras, li isso em algum lugar, e fazer amor nunca é perda de tempo *.*
Por hoje é só tracinhas, mas amanhã volto com resenha dobradinha Novo Conceito, aguardem. \o
Vivi Concordo plenamente com vc. Não devemos desistir de um livro antes do quarto capítulo.
ResponderExcluirMe lembro de vários títulos que me prenderam partir da página 100. E pra quem não ta acostumado a ler muito, vá lendo um capítulo por dia, logo logo já começa a devorar livros (como nós) kkkk
Bjão
MauMau
http://www.sonhosresenhas.blogspot.com
Que bom! Mais uma desculpa pra ler, háhá
ResponderExcluirEu achava que era o contrário...
Amei o post. E aqui na minha cidade também tá um calor! Tempo chato :(
Eu nunca fico com sono ao ler, quer dizer, as vezes fico pois o livro é chato, mas depois de ler esse post acredito que seja tudo psicológico SHAUHS'
ResponderExcluirBeijos!
Nossa esse calor ainda vai me matar ><'
ResponderExcluireu hoje não consegui abrir um livro foi tenso !
ainda bem que choveu =DD
AHAUHUA
adoorei seu blog *-*
seguindo viw !
Bjos
http://www.chacombolacha.blogspot.com.br/
Concordo com você!!
ResponderExcluirAs vezes que eu deixei o livro cair na minha cara é porque já tinha ido pra cama com sono, aí peguei o livro... aí.. já viu!
Mas consigo ler por horas sem cansar. Mas se estiver cansada, nem a leitura mais interessante do mundo me mantém acordada!!
O sono ninguém segura! Por isso é tão perigoso dirigir quando estamos com sono!!
Adorei o post!!
Beijussss;
http://hipercriativa.blogspot.com.br/
Oi Vivi!
ResponderExcluirAdorei o texto! Sabe que me deu até sono ao ler?! kkkkkk só porque estavamos falando de dormir! rsrs Então, eu leio em qualquer lugar, de qualquer jeito. Mas em casa, o meu lugar preferido é a cama, não tem jeito. É lá que eu paro para me deliciar, mas eu quase nunca fico com sono. Quando me dá, me rendo logo de uma vez e vou ler depois. Não sei como algumas pessoas conseguem ler na madrugada, não consigo MESMO, o sono me derruba... kkkkkkk
Beijinhos,
Marcelle
bestherapy.blogspot.com
Oi Vivi!
ResponderExcluirRaramente desisto de um livro. Sempre dou uma chance dele conseguir me surpreender! ^^
Quanto ao sono... já quase dormi algumas vezes com a cara no livro, mas era o livro da faculdade! Haha
Acho meio impossível algum livro de ficção me dar sono, já que geralmente eles tiram o meu sono!
BjO
http://the-sook.blogspot.com.br/
Eu já amo calor Vivi, vem conhecer Petrópolis
ResponderExcluirno inverno pra vc ver, vc iria amar!!
Eu leio apoiada no travesseiro e na cama tb
hehehe e as vezes fico com sono, depende do livro,
tem livro que vc fica ligadona...
Eu bem, que queria ter um comodo desses aqui em
casa, mais não tem :(
bjs
Amiga, fiz uma resenha super especial no blog,
Especial pq eu Amei o livro, passa lá pra ver.,.
http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/
Adorei o post.
ResponderExcluirSempre achei um absurdo as pessoas dizerem que ler dá sono, já que eu não sinto nenhum sono ao ler. Bom saber que o que eu sempre achei é verdade.
Beijos,
Carissa
http://artearoundtheworld.blogspot.com
Está MUITO calor mesmo.
ResponderExcluirE concordo em número, gênero e grau no que você disse Vivi, não desistir no meio da leitura. Eu não consigo mesmo parar de ler na metade, tenho que chegar até o fim. rs
E ler não dar sono nada. É o que você disse, as pessoas pegam um livro bem na hora que estão com sono.
Lucas / Era uma vez
Gostei bastante do texto, raramente fico com sono durante a leitura, só quando estou lendo de madrugada e bate o sono e tenho que ir dormi, mas sempre sonhei em ficar com tanto sono durante a leitura que dormo com o livro na cara rsrrs, não sei porque essa vontade ksksks
ResponderExcluirBeijos.
Guilherme.
http://umcompulsivoleitor.blogspot.com.br
Oi Vivi,
ResponderExcluirQue calor né? E nem estamos no verão ainda... affff
Eu nunca abandonei um livro, por mais chatinho que ele possa ser, eu leio ele todo e dou chance até a última página rsrsrs
E essa de ler dá sono... sei não, tem livros que me tiram o sono completamente, fico ali, querendo saber o que vai acontecer e tudo mais, quando vejo o dia já clareou e não dormi rsrsrsrs
Adorei a postagem, bem legal
me visita? tem resenha nova lá ;)
Beijinhos
Renata
http://escutaessa.blogspot.com.br
http://www.facebook.com/BlogEscutaEssa
@blogescutaessa
Oie Amiga
ResponderExcluirputz, esse calor desanima ao cubo pegar um livro, mas quer saber, eu pego assim mesmo e fico lá morrendo de calor na cia dos meus personagens rs
ler realmente não dá sono, o problema é quando a pessoa já está com sono e quer ler, claro que vai sentir mais sono ainda rs
e eu nunca desisto de um livro, quer dizer, alguns eu desisti mas porque eram chatos mesmo, mas eu não costumo abandonar antes de passar da metade.
bjos
Oi Vivi!
ResponderExcluirO meu marido precisa ler esse seu post, pois ele sempre sente sono quando começa a ler um livro. hehe!
Quanto ao calor, nem me fala... eu detesto! Prefiro o inverno. :)
Beijos!
Adorei o post Vivi!!! Na verdade eu acho que ler tira o sono!!! Que me diz das madrugadas enfiada no meio de livros jurando que só lerei mais uma página e que no final se tornam capítulos???? ushuashas
ResponderExcluirParabéns pelo post e estou no aguardo da resenha...bjo Fran
Gostei do post, alias seu blog também é muito bonito, parabéns ^^
ResponderExcluirGostaria de participar da coluna "Destaque da Semana" lá no meu blog? Se quiser dá uma olhada lá para saber como ♥
http://himi-tsu.blogspot.com.br/ Tenha uma boa semana!
Quando o livro é chato o sono chega! kkkkkkkkkkk
ResponderExcluirbjao vivi
Ai que texto bacana Vivi...vc sempre buscando coisas legais pra nós! =)
ResponderExcluirQue ler não faz a gente dormir, isso eu já sabia, mas é bom que os não adéptos à leitura leiam este texto e tenham a certeza de que isso é um grande MITO!
Ler, só faz bem, só nos ajuda a relaxar, embarcar num mundo diferente do nosso, nos permite sonhar, imaginar, criar...Ler é tudo de bom!
E com certeza se dermos uma chance, a paixão é certa!
Adorei essa de que ler é fazer amor com as palavras, realmente faz todo sentido! =)
Bjokas amiga.
Taí um assunto que pode ser amplamente discutido,muitas pessoas acreditam que ler dá sono,eu não penso a sim.
ResponderExcluirLer é muito bom e sempre me instigo a ler mais e mais páginas,e não dormir.
Abraço Vivi!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com
Adorei Vivi!!!
ResponderExcluirConheço várias pessoas que usam isso como desculpa para não ler um livro...
E acho totalmente inaceitável...
Eu leio a noite toda se o livro me segurar, não consigo dormir, mesmo que eu esteja cheia de sono, se o livro estiver muito bom...
Claro existem alguns que realmente são cansativos, e que não conseguem segurar a sua atenção, ou as vezes quando a pessoa esta muito cansada e o livro esta em uma parte muito monótona, mas ainda assim não dá para se dizer que é o livro que esta te dando sono, isso chama-se preguiça de ler e usam a leitura como desculpa e justificativa...
Então, resumindo não concordo com isso, e sim todos podem ler e muito se quiserem e tiverem interesse...
Bjim... Me fui!
Luh Figueiredos
Biblioteca da Luh
Se na sua cidade está quente imagine a minha, aqui em Manaus fica insupotável de calor nessa época do ano.
ResponderExcluirQuem é um leitor assíduo sabe que essa história de que ler dá sono é mentira, isso é apenas uma desculpa que os alienados dão para justificar o fato de nunca terem lido um livro do começo ao fim na vida inteira, e esse artigo só provou isso.
Abraços.
http://viciadoemlivrosefilmes.blogspot.com/
Uma curiosidade bacanerríma! Tenho muitos amigos que são assim, minha mãe é um ótimo exemplo, nunca vi dá 22h quer ler, quando você vê já está no decimo segundo sono. Temos que tirar uma hora que estamos primeiramente descansados, uma hora que você já comeu e que não irá dar fome ou qualquer outra vontade que surja do nada. A leitura quando pega com coragem é muito agradável; eu que o diga, estou mesmo precisando fazer isso com alguns livrinhos!
ResponderExcluirAmei a dica.
Eu adoro ler na cama antes de dormir, mas ler não costuma me dar sono, eu tenho um horário aproximado de dormir e procuro me deitar pelo menos uma hora antes para poder ler um bom trecho mas dependendo do livro eu avanço bastante no meu horário de dormir.
ResponderExcluirDiscordo da afirmação que ler não dá sono.
ResponderExcluirPode ser diferente pra você, mas pra outros (estou nessa) a manifestação é SEMPRE finalizado em muito sono.
Essas afirmações genéricas e definitivas são perigosas.