Boa Noite tracinhas de livros \o/
Tudo bem com vocês? Espero que sim, pois com a Vivi, euzinha, as coisas estão se acalmando.
Vocês sabem que aqui no blog tem uma coluna sobre curiosidades, e que a muito tempo eu não posto nada sobre essa coluna em particular. Então amores, navegando pela internet fui em busca de alguns assuntos legais para compartilhar com vocês.
Espero que gostem, afinal conhecimento nunca é demais. *.*
Encontrei algumas curiosidades que achei interessante e trouxe para vocês verem .
Curiosidades sobre livros
01 - O primeiro livro de que se tem notícia é “Diamond Sutra”, uma coletânea de textos budistas que os chineses teriam produzido em 868 d.C. A técnica ainda era rudimentar: consistia em entalhar letras em bloquinhos de madeira e depois decalcá-las sobre o papel.
02 - A Bíblia de Gutenberg, no entanto, é considerada o primeiro livro impresso da história. Finalizada por volta de 1455 pelo alemão Johannes Gutenberg, o inventor da prensa tipográfica, era uma cópia em latim de um exemplar de 380 d.C.
03 - A invenção de Gutenberg foi inspirada nos anéis com brasão familiar que os nobres usavam para selar documentos. O alemão concluiu que o mesmo princípio serviria para imprimir letras.
04 - Na Idade Média, os livros eram manuscritos em pergaminhos e papiros pelos monges copistas, que passavam dias a fio nos conventos fazendo esse trabalho -é por isso que o assunto das obras era quase sempre religioso. Esses monges eram ótimos desenhistas, mas a maioria não sabia ler.
05 - Da Idade Média à era moderna, o gosto literário mudou da água para o vinho. Tanto que o autor mais traduzido do mundo é o americano Sidney Sheldon, cujos romances foram vendidos em 51 línguas e distribuídos em 180 países.
06 - Nos EUA, o ponto de vista dos animais de estimação da família Bush desperta mais interesse do que a vida de seus donos. A biografia de Millie, a cadela de George Bush pai, faturou US$ 900 mil, enquanto a biografia do próprio ex-presidente rendeu humildes US$ 2.700.
Legal não é? Eu adoro ficar por dentro de tudo sobre o mundo literário, desde a literatura medieval até a contemporânea. :)
Como essa coluna é sobre curiosidades aleatórias vi nesse minuto uma postagem da Viviane Lordello lá no Facebook sobre estantes repaginadas feitas com caixotes de feira, dessas que são transportadas verduras e frutas. Achei lindo, até porque nós leitores inveterados passamos aperto com estantes ou locais para armazenar nossos bebês não é? Olhem que graça e que prático.
Imagem retirada do Facebook
Sempre vejo imagens assim pela internet, mas esses três modelos para mim foram novidade e amei. Vocês gostaram?
Agora é sair pelos mercadinhos e varejões de frutas e verduras pedindo caixotes e caixas de madeira "e colocar a mão na massa". Vocês vão se sentir artistas \o
Pois é tracinhas, navegando...navegando achei uma coisa tão fofa, olhem só:
Os Direitos Inalienáveis do Leitor
1 - O Direito de não ler.
2 - O Direito de saltar páginas.Mentes curiosas nunca fazem isso (eu por exemplo) \o
3 - O Direito de não acabar um livro.
4 - O Direito de reler.
5 - O Direito de ler não importa o quê.
6 - O Direito de amar os «heróis» dos romances.Que o digam as fans de IAN ...rsrsrsrsrsrsrs.
7 - O Direito de ler não importa onde.
8 - O Direito de saltar de livro em livro.
9 - O Direito de ler em voz alta.
10- O Direito de não falar do que se leu.
Daniel Pennac, Como um Romance, Edições Asa, 1993
Eu faço uso de alguns desses direitos com muita propriedade ... rsrs.
Pois bem amores, acho que é só por hoje, espero que tenham curtido, sei que muitas pessoas já conhecem
algumas dessas curiosidades, ou talvez até todas. Mas vão ter seguidores que não conhecem, não é? E como eu disse, o saber nunca é demais.
Beijos da Vivi Blood.
"Isso fica feliz em ser útil". *.*
Das curiosidades, confesso que tinha conhecimento somente dos items 4 e 5, embora a última não me surpreenda. Qualquer coisa seria mais interessante do que ler a biografia deste "ilustre" ex-presidente dos EUA.
ResponderExcluirDos direitos do leitor, eu até cheguei a seguir o item 3, porém, quando adquirimos um pouco mais de experiência com a leitura, adquirimos consciência de que muitos autores começam tediosos de início (o conhecido termo "encheção de linguiça) seja para ter uma quantidade maior de páginas, que considero vaidade, ou porque pretendem, em algum momento, pegar o leitor de surpresa e, esta última opção é a qual não pretendo perder. Por esta razão, por mais tosco que seja o livro, faço o pequeno sacrifício de chegar até o final.
O item 9 não é um hábito para mim e acredito que deva ser feito somente quando estamos sós, em companhia de alguém seria meio inconveniente.
Ola Vivi,
ResponderExcluirEssas curiosidades são ótimas! Mesmo sendo professor de história e amante de livros, muitas delas realmente não conhecia e achei muito legal.
Quanto aos direitos do leitor, também achei os itens interessantes, só não curto pular páginas porque já tive uma experiência negativa com isso há muitos anos atrás e aprendi a lição. Muitas vezes o autor propositadamente deixa o "x" da questão exatamente para as páginas menos, digamos, agradáveis.
Excelente matéria Vivi! Adorei...
Abraços, Flávio.
--> Blog Telinha Crítica <--
Eu tb não pulo páginas, sou curiosa demais pra conseguir fazer isso...rsrs
ExcluirAcho que desses itens muitos as gente faz no começo da vida literária, e depois vamos nos lapidando.
Beijos Flavio, obrigada pela visita e pelo comentário .
Hahahahahahhaha Ví, gostei dessa postagem cheia de curiosidades e bom humor! Legal!
ResponderExcluirSe você ainda não leu procure o gibi "Pateta faz história como: Gutemberg" é muuuuuuito engraçado e interessante.
Um beijão e boa noite!
Gostei da postagem!
ResponderExcluirSão várias curiosidades :D
E Sidney Sheldon esse cara é demais! \õ/
Beijos :*
Natalia. http://musicaselivros.blogspot.com.br/
O seu site fica muito interessante quando você coloca coisas diferentes que não só as resenhas.Claro que as resenhas são especiais,porém é bom inovar.
ResponderExcluirVi desculpa meu desaparecimento,é a falta de tempo mesmo.
Beijos.
Oi querida estou com muitas saudade de você e aqui do blog também.
ResponderExcluirGostei muito de ler essas curiosidades tão interessantes, e dei uma olhada nas últimas resenhas também.Você está de parabéns.
Comprei uns livros depois conversamos melhor sobre isso,pois acho que vias gostar.
Até mais Vivi.
Oi miga, adorei as curiosidades e quanto aos caixotes, eu ja tenho os meus, só falta fazer!!
ResponderExcluirbeijos
http://dailyofbooks.blogspot.com.br/
ESSAS CURIOSIDADES EU JÁ HAVIA ESTUDADO ANOS (OU SÉCULOS) ATRÁS. MAS PARA OS LEIGOS, É BEM INTERESSANTE CONHECER. E ESSE DETALHE DA CADELA DO PRESIDENTE FAZER MAIS SUCESSO QUE O MESMO, MOSTRA O NÍVEL CULTURAL DAS PESSOAS HOJE EM DIA. MORREM DIABOS!!!!
ResponderExcluirDEPOIS PASSA LÁ:
http://thebigdogtales.blogspot.com.br/2012/05/convocacao-do-lobisomem-parte-01.html
Muito legal o post! Achei massa o item 6 das curiosidades sobre livros. rsrs
ResponderExcluirAs estantes são uma fofurinha! *---*
Eu gosto de ler em voz alta pra minha avó, rsrs. Quando ela vem passar um tempo aqui em casa ela fica deitada na cama aí eu leio pra nós duas! *-*/ hihi, é bom! Depois a gente fica conversando sobre o que li, >< uhauahauh
Que coisa mais linda Anninha, isso de ler pra sua avó, fiquei comovida *.*
ExcluirObrigada pela visita querida.
Oi Vivi
ResponderExcluirSó hoje eu percebi que não era sua seguidora, também vc tem tantos seguidores (kkkkk), mesmo porque eu já era uma seguidora do seu blog, mas agora sou uma seguidora oficialmente sua. Quanto ao post, eu amei, eu sabia sobre a Bíblia, mas as outras eu não sabia, o seu blog também é cultura!
Bjos. e um ótimo fim de semana.
http://ashistoriasdeumabipolar.blogspot.com.br/
Oi Vivi!!
ResponderExcluirConfesso que não sabia de nenhuma curiosidade que você disse ai. Adorei saber haha'. Principalmente do Sidney Shledon *o*
Ain eu adorei Os Direitos Inalienáveis do Leitor, muitos direitos cabem para mim também rsrsrs'
Adorei o post!!
Beejos
Ana Magiero
Garota Sonhadora Em Livros