Quando a Vivi me convidou para escrever sobre a importância da leitura em minha vida, tive dois pensamentos: o de não saber passar pro “papel”; e a honra de poder compartilhar com as pessoas, valores que só meus livros me ensinaram. O que é a honra, respeito, diligência, coragem, e claro, tudo que uma pessoa pode querer: como beber, comer, lutar, viver como se deve viver, e no fim, ir para o céu, Valhalla, Outro Mundo, Elíseos, chamem como quiser.
Eu estava lá, quando certo Robinson, um marinheiro experiente foi surpreendido em seu próprio domínio, jogado em uma ilha deserta pelo mar, e vi Robinson Crusoé sobreviver em meio à solidão, e a luta pela vida na natureza selvagem, até a chegada de Sexta-Feira, o amigo mais fiel que alguém pode ter. Fui apresentado aos maiores heróis que a literatura já produziu, como o Grande Heitor, que tomba em duelo por seu país e seu povo, e o inigualável Aquiles, que se tornou imortal em sua morte. Ulisses me mostrou outro caminho para vencer uma guerra, e vi o general mais brilhante da frota grega em sua odisséia de volta para casa, à sagrada Ítaca, e sua fiel esposa Penélope. Vim saltando de mundo em mundo, apresentado a universos e possibilidades, até ser jogado involuntariamente em uma parede de escudos. Relutante, vi um rei nascer na noite mais fria de toda Britânia, vi o órfão Derfel fugir desesperadamente pelos pântanos de Ynys Wydryn, e agora não conseguia mais abandoná-lo quando usou sua Hywelbane pela primeira vez, e não era mais que um garoto saxão vivendo com os bretões. Vi o maior guerreiro que já existiu chegar com seu exército pelas colinas e salvar os fugitivos de seus perseguidores. Vi o garoto virar um guerreiro, se tornar letal com espada, lança e escudo. E enquanto o herdeiro crescia, o Rei que Nunca Foi, se tornou rei. Estava com Derfel em sua primeira parede de escudos, e nunca mais saí delas. E o vi se tornar Derfel Cadarn ou “O Poderoso” e Comandante dos caudas-de-lobo e dos Escudos Estrelados. Chorei, ri, bebi, insultei saxões a matei anglos e lutei com o Lorde da Dumnonia em cada batalha que parecia perdida, até a sua última batalha, a derradeira do Grande Rei, e sua fabulosa Excalibur.
Acompanhei um arqueiro em sua busca de redenção, vingança e o Santo Graal, enquanto os Hellequins devastavam os campos da França, e estava ao lado dele em cada flecha lançada contra um maldito francês, ou aqueles selvagens das Terras Altas. E o que dizer de Arthur Dent, e nunca, jamais se esqueça de sua toalha, e lembre-se sempre: 42!
Mas agora me despeço. Um amigo me espera para a parede de escudos contra os dinamarqueses, e Uhtred, devo dizer, é um grande guerreiro! E ainda tenho Jon Snow, na sua vigília eterna escrevendo sua Canção de Gelo e Fogo. E não ouso deixar Gêngis, o Lobo das Planícies e Senhor do Mundo me esperando, nunca se sabe como está o humor do Conquistador.
[ Davi, só tenho a te agradecer, seu texto foi inspirador, adorei.E garanto que todos que o lerem vão gostar tb.Muito obrigada ,e um grande beijo. ]
Olá Vivi, muito legal esse post, como ele e você, eu sou um tracinho também kkkk hehe Parabéns pelo post, e sucesso sempre. hi
ResponderExcluirAbraços.
papeldeumlivro.blogspot.com
Oi ..
ResponderExcluirGostei do post ^^
A leitura modifica completamente a nossa vida. Nunca seremos mais os mesmos depois de ter aprendido o valor da literatura :)
Bjs!
João Victor
Amigo do Livro
http://amigodolivro.blogspot.com/
A leitura tem um poder transformador em nossas vidas,esse texto tão bem escrito mostra os caminhos,lugares e mundos que podemos explorar através da literatura.
ResponderExcluirParabéns ao Davi e especialmente ao blog,por nos dar a oportunidade de ler um post maravilhoso.
Forte Abraço!
Bruno
http://oexploradorcultural.blogspot.com
Adorei o blog Viviane! Minha primeira visita e já o amei!!! Adorei o post do Davi, e achei uma ótima iniciativa essa dos leitores escreverem algo =]
ResponderExcluirA leitura é muito importante pra mim tbm, algo que eu adoro, inclusive foi tema do meu post de estréia como colunista quinzenal no blog Estante Vertical! Obrigada por ter comentado e partilhado um pouco de seus pensamentos sobre a leitura tbm!...
Eu entendo muito bem o quanto é chato qndo as pessoas tentam impor a idéias delas pra gente, principalmente quando querem q façamos algo!
Que bom que meu texto tenha lhe ajudado de alguma forma...novamente parabéns pelo blog, adorei msm! Um bjo FRAN
Parabéns filho de peixe! Bjs
ResponderExcluirBoa noite pessoas!!
ResponderExcluirCada vez que venho aqui uma surpresa... e legal que passamos a conhecer as pessoas passa por aqui..conhecer um pouquiho dos seus gostos literários... acho isso bem legal...Adoroo conhecer novas pessoas...rs
beijos amiga..seus blog ta showw
Muito legal essa história de Amigo do Blog. Gostei do texto. Parabéns Davi! beijinhos a todos...
ResponderExcluirDavi, adorei o texto!
ResponderExcluirFicou muito legal mesmo.
Bjs, Fran
http://livrosaoquadrado.webnode.com.br/
Olá Vivi! Muito interessante o post ;D
ResponderExcluirBeijoos!
Equipe TriBooks -- Roh
http://tribooks.blogspot.com
Oi Vivi,
ResponderExcluirAdorei o post, ler realmente mudou a vida de todos aqui neh ^^
bju bju
Oi,
ResponderExcluirgostei do post!! Parabéns a você e ao Davi!!
A leitura realmente nos ensina muito, é uma pena que algumas pessoas não entendam isso.
Bjs
Adorei o post, Vivi. Como todos vocês, sou viciada em leitura e creio totalmente no seu poder de modificar o ser humano.
ResponderExcluirBJ
Marina - Instante Literário
rsrsrs, nossa muito legal isso de deixar o leitor escrever no blog...
ResponderExcluirParabens...rsrs
A leitura é fundamental para o ser,o conhecimendo adquirido somente ao ler um quadrinho já é de grande valor. Gostei muito do post, e apoio. Parabéns.
ResponderExcluirRaquel, do Nós e Livros
Obrigado gente!
ResponderExcluir