15 julho 2013

Resenha|| Inferno - Dan Brown

   Boa noite Tracinhas!
Como postei aqui um pouco mais cedo hoje trago a resenha de Inferno. Vamos ler?


Sinopse

   Neste fascinante thriller, Dan Brown retoma a mistura magistral de história, arte, códigos e símbolos que o consagrou em "O Código Da Vinci", "Anjos e Demônios" e "O Símbolo Perdido" e faz de Inferno sua aposta mais alta até o momento. No coração da Itália, Robert Langdon, o professor de Simbologia de Harvard, é arrastado para um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: O Inferno, de Dante Alighieri. Numa corrida contra o tempo, ele luta contra um adversário assustador e enfrenta um enigma engenhoso que o leva para uma clássica paisagem de arte, passagens secretas e ciência futurística. Tendo como pano de fundo poema de Dante, e mergulha numa caçada frenética para encontrar respostas e decidir em quem confiar, antes que o mundo que conhecemos seja destruído.
Autor: Dan Brown| Editora: Arqueiro| Ano: 2013| Páginas: 448


Minha resenha:

Nunca resenhei um livro do Dan Brown aqui no blog, mas sempre o recomendei como um autor diferente. Um autor que consegue entreter e ensinar. Claro, todo livro deixa algo a mais em seus leitores, mas quem leu Dan Brown saberá o que estou dizendo, e quem não leu ainda, fica aqui minha dica, leia.
Explicarei melhor, ele não apenas escreve histórias intrigantes, ele nos leva a lugares incríveis e nos ensina sobre coisas que muitas vezes nem imaginamos existir. Desmintam-me se eu estiver equivocada. Quem é que sabia da existência de algo como um criptex? Quem imaginou que o Vaticano tinha uma prelazia chamada Opus Dei, onde "seguidores"se torturam incansavelmente para se desculparem de seus pecados?
Enfim...
Muitos podem dizer:
- Eu sabia Viviane.
Ok, claro que sim, várias pessoas, dezenas de pessoas, centenas e milhares de pessoas até podem saber, mas eu não sabia, e muitos de meus conhecidos também não. E muitos que aqui seguem também não sabiam, ou não sabem. Por isso que estou falando um pouco mais sobre a escrita do autor. Para incentivar os que não conhecem.
Hoje estou aqui para recomendar “Inferno”, se acalmem, não estou mandando vocês para o inferno... rsrs
O livro mais recente de Dan Brown se chama Inferno, e não sem motivos, como vocês vão compreender daqui a pouco.

Literatura, Arte, Cidades carregadas de bagagem histórica, Ciência, Simbologia na sua forma mais pura, Superpopulação global, Aventuras à lá Indiana Jones e suspense em cenários idílicos maravilhosos.
Um escritor junta tudo isso num livro que te prende do início ao fim.

"Em situações de perigo, não existe pecado maior do que a omissão." Pág. 443
Dan Brown nos joga sem paraquedas na Europa. A aventura de Robert Langdon começa em Florença (Itália). Robert acorda num hospital com dores terríveis na cabeça e ao seu lado estão um médico e uma médica que tentam ajudá-lo, pois ele apresenta um quadro de perda de memória, ele foi baleado. Ali mesmo, no hospital atentam contra sua vida novamente, uma assassina aparece, atira no médico e continua a procurar pelo professor Langdon. Mas a médica o salva.
Confesso que meu frenesi diminui após a perseguição que se dá quando a médica e Langdon saem do hospital, pois não consigo ler sem ficar no Google pesquisando tudo sobre os lugares e objetos de arte descritos minuciosamente por Langdon.
Além de meu personagem querido ele é meu professor desde O código Da Vinci :)
Mas então, a médica o ajuda e num bolso falso de seu casaco, que a médica faz questão de carregar na fuga do hospital, eles descobrem um cilindro de metal polido de uns 15 centímetros de comprimento, como se fosse um mini torpedo. Na lateral do objeto está um símbolo muito conhecido, mas que faz o professor ficar tenso no mesmo instante é o símbolo de risco biológico.
Bom, não preciso falar demais, eles abrem o objeto e o que encontram é o que leva Robert e Sienna a desvendar as coisas que vão acontecendo.
Sienna Brooks é uma médica (como já falei) de inteligência ímpar, seu QI está acima do QI do próprio Albert Einstein. Ela e Langdon tentam decifrar os códigos que estão dentro do objeto que encontram no tal cilindro. E é aí que o título do livro faz sentido. Uma pintura de Sandro Botticelli, La Mappa del’Inferno, a pintura do Inferno de Dante Alighieri. Aprendi muito sobre Dante nesse momento, como eu disse Dan Brown faz isso durante suas histórias e pretendo ler A divina comédia, com certeza.
Mas o fato é que o autor consegue inserir a obra de Dante de forma perfeita, diferente de como muitos outros autores tem tentado fazer. Tudo se encaixa perfeitamente.
Não vou entregar o ouro, mas entre visões apavorante que Langdon sofre a todo o momento, e tendo que fugir de pessoas que querem matá-lo e se lembrar do real motivo de estar em Florença, o professor nos leva a uma leitura cheia de enigmas e mistérios no mínimo bizarros. 
Em sua busca, Langdon descobre o pintor Bertrand Zobrist, que também é um geneticista extremamente competente e inteligente e muito preocupado com a super população mundial. Onde, com o insucesso de conseguir ajuda governamental pelo mundo todo, decide por conta própria criar uma peste(doença/vírus mortal) que possa controlar a população mundial e evitar que o planeta seja destruído pelo próprio homem. Mas a grande questão a se analisar é: Qual o risco dessa peste para a população? Como impedir que ela se espalhe sem controle e acabe com toda a vida humana na Terra? Como separar as pessoas? Quem iria entrar na fila dos seres a serem contaminados, e quais os privilegiados não o seriam? Polêmico? Isso é o mínimo a se dizer.
E nesse caos todo Langdon percebe que não poderá confiar em ninguém a não ser em si mesmo. Sienna Brooks mente o tempo todo. Ele descobre também que a OMS (Organização Mundial de Saúde), é quem o envolveu nesse jogo todo, que de agora em diante precisa confiar somente em seus instintos e conhecimentos para decifrar o enigma desse quadro e descobrir onde a peste/vírus de Zobrist está.
Dan nos envolve o tempo todo, como eu disse antes. É uma trama inteligente que não deixa pontas soltas, esse não é o objetivo, tudo se explica na medida em que caminhamos juntos com os personagens, a cada página.
Todo esse blá...blá...blá de que o autor repete seu padrão de escrita usual é verdade, mas não se meche em time que está ganhando, e na minha humilde opinião Robert Langdon cumpre o que promete e faz acontecer. Adorei a leitura, não acho que seja o melhor livro do autor, não, mas recomendo com ênfase para quem gosta do gênero. Dan sabe escrever de modo a nos fazer pensar.  

E o Inferno de Dante que me aguarde, por mérito de Dan Brown.

Mappa Dell'Inferno - Sandro Botticelli - Fonte: Google












Comente com o Facebook:

16 comentários:

  1. Ai amiga que resenha mega maravilhosa heim! Fiquei aqui me corroendo pra ler Inferno!
    Como disse a você lá no face, eu surto com o Dan desde O Código Da Vinci e Anjos e Demônios, que apesar de eu não ter lido os livros, sou fissurada nos filmes. Já os vi muitas vezes...
    Achei sacada dele excelente e escrever sobre a igreja, juntando essa pegada histórica me fascina de tal maneira que nem sei explicar.
    Vc narrando algumas coisas do livro já fiquei aqui com minha mente mirabolante vendo o Tom Hanks novamente na pele do Langdon em mais um filme bombástico.
    Poxa, eles precisam mesmo rodar um filme com o enredo de Inferno! Eu precisoooo assistir essa trama na telona!
    Mas vou já me adiantar e ler o livro.
    Concordo com vc, em time que está ganhando não se mexe! E ainda mais se o autor consegue nos satisfazer com bons enredos.
    Parabéns pela sua resenha amiga, e seja bem vinda de volta!
    Bjokas

    PS: Eu tenho um dicionário do Código Da Vinci com todos os verbetes e explicações que aparecem no livro. É bem legal. E vendo vc comentando que ficou pesquisando, acho que seria uma boa se tivesse um de Inferno tmbm néh?

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amei seu comentário Gil. Obrigada.
      E fiquei aqui babando quando disse que tem o livro com verbetes que aparecem em O código Da Vinci, eu preciso e muito de um também. Adoro aprender com o Dan Brown e consequentemente com o Professor Langdon.

      Excluir
  2. Que resenha ein Vivi! Cara, tudo que tu falou ali eu não sabia! É verdade mesmo negócio do Opus Dei? @.@
    Já tentei comprar livros do autor achando que a história seria pacata, mas me encantei com o livro Inferno e acredito que ele não tenha esse tipo. Parece aventura a cada momento!
    Gostei e irei ler em breve!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Oi Vivi, vou lhe confessar que eu não tenho muito interesse em ler Dan Brown, mas sua resenha é um caso a parte né! Ela me instigou. Eu gosto muito de livros que citam obras ou músicas que nos fazem ir atrás para saber mais, e já tinha ouvido falar que os livros do autor eram assim. Dá pra ver que a trama é bem amarrada e fiquei empolgada com a fuga do principal e da médica, uma cena assim logo no início da leitura deve ser impactante.
    Não sei se lereia esse livro primeiro, caso eu for ler Dan Brown algum dia, ainda preciso conhecer os outros. Mas a dica está anotadinha!

    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  4. resenha muito boa
    livroazuis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Vivi, realmente este autor consegue entreter e ensinar, sábias palavras...
    é uma ótima dica... Embora tem um tempo que não leio nada do autor eu adoro d+
    Bom, eu não sabia Vivi e aprendi muito nos livros e amei a adaptação dos livros em filmes..
    Aí amiga depois de ler sua resenha eu fiquei com uma vontade louca de ler ^^

    Beijos da amiga sumida..
    Mila
    http://www.dailyofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Vivi
    Adorei a sua resenha!! Queria muito ler o livro, mas ainda não comprei, então fico só babando nas resenhas maravilhosas que tenho lido pelos blogs *-*
    Parabéns pela resenha, ficou 10!!
    Beijinhos
    Renata
    Escuta Essa

    ResponderExcluir
  7. Olá Vivi!
    Menina, sou apaixonada pelos livros de Dan, adoro esse suspense que ele cria, ler Dan Brown é ter conhecimento sobre certas coisas! Virei fã do escritor quando li " O Código Da Vinci" e Landon é um excelente professor! Sua histórias nos envolve de uma maneira que é impossível largar o livro! Espero que vire filme logo logo! Ainda não tive oportunidade de ler o livro mas está na minha lista de próximas compras!!

    Beijos,
    lovesbooksandcupcakes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Adorei a resenha. Acredita que eu nunca li nenhum livro do Dan Brown.
    Agora eu fiquei super curiosa, já anotei na lista ;)

    Beijos! :D
    Livros e Tsurus

    ResponderExcluir
  9. Gostei da resenha e ainda não li nenhum livro dele, tenho que ler ;)
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá, não tive a oportunidade de ler o primeiro livro,
    mas fiquei encantada com o filme. Esse também deve ser
    da mesma altura.
    bjs

    Love Books

    ResponderExcluir
  11. Ainda não li nenhum livro de Dan Brown, mas gosto do mistério e do toque a lá Indiana Jones, existente em seus enredos. Espero poder lê-lo em breve.

    *bye*

    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá Vivi,
    Eu li apenas um livro do Dan que foi "O simbolo perdido" e tipo virei fã do cara. Preciso ler Inferno e todo o restante de seus livros.
    Ele é um mestre de nos fazer raciocinar e como você disse ele nos joga sem paraquedas em suas estórias. Excelente resenhas!

    Lucas / Era uma vez

    ResponderExcluir
  13. Todos elogiam Brown, e acho que esse é um dos livros dele que tenho mais visto o povo falar bem. Tenho muita vontade de dar outra chance para ele, abandonei Anjos e Demônios no meio porque achei a escrita muito chata, não me prendeu de jeito nenhum mesmo a história sendo interessante.

    Ainda asism quero tentar outro, e Inferno é um dos principais. Achei legal vc falar de que Brown ensina, porque pelo pouco que li dele, sei que é verdade. Mesmo eu tendo lido tão pouco, tem coisas que é falado no livro que prendeu na minha mente. Eu realmente aprendi.

    Té mais...
    http://bmelo42.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Dan Brown é Dan Brown né.
    Fico sempre extasiada quando lança um livro desse, mas por incrivel que pareça esse nem mexeu comigo. Agora depois da sua resenha bateu vontade de ler,só para aprender esses aspectos históricos que acho tão interessante, e por passar na linda cidade de Itália.
    bj

    ResponderExcluir
  15. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Seu comentário é importante para o blog, para que ele seja sempre melhor, se você se expressa as coisas fluem.Obrigada !!

*.* Curtam a fan page do blog no Facebook galera \o


Layout: Bia Rodrigues | Ilustração: Sheila Lima Wing | Tecnologia do Blogger | All Rights Reserved ©